terça-feira, 8 de março de 2016

DA FRAGILIDADE À FORÇA

DA FRAGILIDADE À FORÇA
(Neusa Setúbal Monteiro)
A figura feminina, historicamente conhecida por sua fragilidade, já demonstrava intensos sinais de força desde os tempos de nossas avós, quando se dedicavam especialmente aos seus lares, devotando carinhosamente todos seus cuidados à família.
Inteligente e provida de uma enorme capacidade de discernimento, a mulher, com o passar do tempo, conquista um novo espaço e desempenha um papel diferente de outrora.
Seu papel agora ultrapassa os cuidados do lar e abrange o complexo mundo do trabalho. Outros ambientes fazem parte de sua vida e ela precisa mostrar sua verdadeira força e habilidade para lidar com os distintos mundos. 
Idealizada de diferentes formas, ela é filha, irmã, esposa, mãe, cunhada, nora, sogra, avó, profissional e amiga. Quando filha preocupa-se com os pais e consigo mesma. Com os irmãos divide alegrias, tristezas, diversões. Tornando-se mulher, esposa, sua atenção se volta para o amor. Surge o namorado, que pode se transformar no marido. Sendo mãe, seus olhos se voltam para os filhos, suas dádivas divinas. A família e o lar são agora o centro de sua atenção. 
No papel de cunhada, nora e sogra há sempre um sentimento especial. Ao ser avó, vê a vida renovar-se. A profissional se desdobra em compromissos e responsabilidades. E à amiga dedica bons momentos de conversa. Como poderia um ser existir desta maneira, desempenhando simultâneos papéis?
Manifestação divina! É a obra prima do Senhor, repleta de sentimentos que, em seu cotidiano, vive as mais diversas situações. Em momentos de alegria, espalha seu sorriso e, às vezes, chora! Nas horas de tristeza, lamenta, as lágrimas surgem, ela ora... Dotada de grande sensibilidade, a mulher dribla suas mágoas e angústias e, em momentos difíceis, mostra sua incrível força.
O Criador jamais poderia pensar num mundo sem esse anjo de bondade e ternura, capaz de ser a mais sensível das criaturas e, ao mesmo tempo, uma indestrutível fortaleza.   A vida a transformou! O tempo a modificou. E a criação divina finalmente se tornou mulher! 
Linda e sensual, capaz de despertar indescritíveis desejos. Elegante e vaidosa, mostra toda sua beleza e atitude diante da vida! Mãe dedicada e protetora, cuida e ama sem medidas! Um ser capaz de gerar uma vida dentro de si e amá-la intensamente! Competente no mundo do trabalho, desempenha da mais simples à mais importante função. Robusta e firme, mostra constantemente que evoluiu da fragilidade à força!
Neusa Setúbal Monteiro
(Pedagoga e licenciada em Língua Portuguesa)