quarta-feira, 13 de julho de 2016

CAMOCIM E OUTRAS 58 CIDADES SEGUEM NO NOVO MAPA TURÍSTICO DO CEARÁ

O Ceará teve redução no número de cidades turísticas, que compõem as 12 regiões turísticas do Estado. A quantidade de municípios caiu de 62 para 59, de acordo com o Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo ministério do Turismo (MTur).
Deixaram de figurar na lista Aiuaba, Granja, Guaiúba, Ipu e Jaguaribe. No entanto, Brejo Santo e Jaguaruana, dois municípios que não integravam o levantamento federal, entram na lista. A última pesquisa havia sido divulgada em 2013. Para um município integrar o levantamento, o ministério considera como critérios possuir órgão responsável pela pasta de turismo, dotação na Lei Orçamentária Anual (LOA) e assinatura de termo de compromisso com o Mtur.
O órgão classifica as cidades turísticas em categorias que vão de A - aqueles com a atividade mais desenvolvida - até E. Fortaleza é a única cidade do Estado na A. Dos municípios turísticos do Ceará, 79% integram as classes C e D.
A avaliação do Ministério considera quatro variáveis: estabelecimentos formais no setor de hospedagem, número de empregos gerados, prognósticos de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
No Litoral Extremo Oeste do Ceará, os municípios que constam no Mapa Turístico Brasileiro, por classificação, são os seguintes: Jijoca de Jericoacoara (B), Camocim (C), Acaraú (C), Barroquinha (D), Cruz (D) e Chaval (D). No quesito hospedagem (quantidade de leitos), por exemplo, Camocim só fica atrás de Jijoca. 
Segundo a metodologia adotada pelo Ministério do Turismo, as cidades contempladas nas categorias A, B e C contam com 95% dos empregos formais em meios de hospedagem 87% dos estabelecimentos formais de meios de hospedagem, 93% do fluxo doméstico e têm fluxo internacional. O conjunto de municípios dos grupos D e E, reúnem características de apoio aos que estão nas categorias A, B e C. 
Postado por Tadeu Nogueira às 07:16h
Foto: Miguel de Paula