terça-feira, 11 de outubro de 2016

O CAFUNDÓ DE DONA BELA

A matéria a seguir é de autoria de Darciane Costa, aluna do Curso de História Parfor/UVA/Camocim, publicado originalmente no Blog Camocim Pote de Histórias: 
Izabel Alexandre da Costa Rodrigues, popularmente conhecida como Dona Bela, tem 85 anos, mora no Mororó, zona rural de Camocim, a 8 Km da zona urbana. 
Dona Bela, que teve 27 filhos (9 vivos atualmente),  nasceu e cresceu na comunidade de Cafundó, onde ainda muito jovem começou a ser parteira e rezadeira.   
Ela relata que resolveu ser parteira por conta da necessidade, pois na década de 1950, o acesso aos médicos era difícil para as pessoas que moravam no “interior”. Segundo ela, quando as mulheres estavam sentindo as dores do parto, alguém ia chamá-la, poderia ser a hora que fosse. O deslocamento era feito a cavalo.
Ao ser perguntada se lembrava quantos partos fez ao longo de sua vida, a mesma sorriu, respondendo que não teria como saber ao certo a quantidade exata, mas estima ter sido mais de 200. Dona Bela sempre foi uma admiradora do futebol, e por ter um campo próximo de sua casa, era “presidente” e torcedora número 1 do time do Cafundó, considerado imbatível em seu território. Dona Bela, que passou a ser evangélica, mora com um de seus filhos. Apesar da idade, ela afirma com convicção que ainda é parteira, um ofício cada vez mais raro na região. Por trazer consigo boas lembranças de vida e muitas histórias para contar, o Cafundó segue sendo da Dona Bela. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:49h
Foto: Darciane Costa / Fonte: Camocim Pote de Histórias