quarta-feira, 30 de novembro de 2016

FOTOS INÉDITAS MOSTRAM LANÇAMENTO DA OBRA DO CAIS DO PORTO DE CAMOCIM

Um material até então inédito na internet, adquirido pelo Blog Camocim Pote de Histórias, mostra a solenidade de lançamento da pedra fundamental do cais do porto de Camocim. Confira abaixo a matéria escrita pelo Historiador Carlos Augusto, editor do referido blog: Desde os tempos imperiais que o Porto de Camocim é objeto de discussão nos jornais e relatórios governamentais. Situações como o alfandegamento, as dragagens e aparelhamento do mesmo são constantes nestes papéis. No entanto, a execução de tais obras se arrastaram com o tempo, merecendo apenas paliativos. Para termos uma ideia dessa morosidade, desde os anos 1930 que estas melhorias eram prometidas pelos sucessivos governos federais, visto que a obra seria de responsabilidade da União. 
Da Ditadura Vargas ficaram os estudos de viabilidade e algumas tentativas de dragagem. Com a vinda do candidato à Presidente da República Juscelino Kubitschek as promessas foram renovadas. Com efeito, já no final de seu governo foi lançada a pedra fundamental da construção do Cais do Porto como mostram as fotografias inéditas do Acervo de Alzira Vargas do Amaral Peixoto, filha de Getúlio Vargas e esposa do então Ministro de Viação e Obras Públicas, Ernani do Amaral Peixoto. 
Em 1959, o então ministro fez uma visita ao Ceará onde inaugurou obras, lançou outras, almoçou com trabalhadores e beijou crianças. No Ceará, ele esteve em Fortaleza, inaugurando melhorias no Porto do Mucuripe e em Camocim, onde foi recebido com muita festa, como podemos perceber na multidão que comparece ao cais com representações escolares, de trabalhadores e da sociedade civil organizada, além de políticos, como o deputado estadual Murilo Rocha Aguiar (na foto, o quinto da esquerda para a direita, careca, de terno preto). Continue lendo AQUI
Carlos Augusto Pereira dos Santos
Historiador 
Conheça o Blog do Colunista AQUI