terça-feira, 13 de dezembro de 2016

CAMOCIM TERÁ SUPERLUA COM CHUVA DE METEOROS NESTA TERÇA E QUARTA

Se você perdeu a chance de observar a maior Superlua do século, no início de novembro, ainda tem a oportunidade de ver o satélite chegar mais perto da Terra pela última vez antes de 2016 acabar. A lua vai parecer um pouco maior na virada desta terça (13) para quarta-feira (14). Em 2016, tivemos várias superluas, mas a próxima só vai acontecer em dezembro de 2017, então vale a pena aproveitar a chance.
Para perceber a diferença no tamanho da lua, é importante buscar referências de dimensão, como prédios e árvores. O horário ideal para fazer isso, na noite do dia 13, é 19h30, quando a lua começa a aparecer no horizonte. Já o ápice da fase cheia da lua acontece perto das dez da noite.
Se não bastasse a lua, uma chuva de meteoros também é motivo para observar o céu nas noites dessa semana. Da madrugada do dia 12 ao dia 18, as estrelas cadentes Geminíadas devem cruzar o céu. Um pico de estrelas cadentes também está estimado para as 22h da terça-feira. O horário recomendado para observar as estrelas cadentes é às 2h da manhã do dia 14. Para fechar o combo Superlua + chuva de meteoros, o planeta Júpiter também deve aparecer no céu das 2h da madrugada até o amanhecer, durante todo o mês de dezembro. Na foto ao lado, um registro da Superlua de 14 de novembro a partir do Píer de Camocim. 
Postado por Tadeu Nogueira às 19:42h
Foto: Vando Arcanjo