segunda-feira, 20 de março de 2017

CEARENSE DESENVOLVE PROTEÍNA PARA TRATAMENTO DO CÂNCER

A pesquisadora cearense Katiane Queiroz, 36, desenvolveu estudo para produzir em larga escala a proteína lactoferrina humana (LF), que poderá ser utilizada para a prevenção e tratamento do câncer. Os resultados do projeto financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) foram apresentados à comunidade científica no último dia 24, durante defesa de tese de doutorado.
O estudo foi orientado pelos pesquisadores Marcelo e Luciana Bertolini, responsáveis pelo primeiro clone transgênico caprino da América Latina e dos trópicos, em 2014. Também estão envolvidas na pesquisa equipes dos laboratórios moleculares da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Univeridade de Fortaleza (Unifor) e do laboratório de Farmacologia e Oncologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Proteína produzida naturalmente pelo corpo humano, a lactoferrina fortalece o sistema imunológico e atua no combate de infecções. Ela está presente em pequena escala no leite materno e secreções como saliva, lágrimas, sêmen, fluidos vaginais e gastrointestinais, além de mucosa nasal e bronquial. A pesquisadora busca agora investigar o papel da proteína contra o vírus Zika, como antienvelhecimento e também no tratamento do Alzheimer. Leia mais AQUI
Postado por Tadeu Nogueira às 19:31h
Com informações da Jornalista Amanda Araújo (Jornal O Povo)