terça-feira, 11 de abril de 2017

ATRÁS APENAS DE SOBRAL, GRANJA LIDERA NOTIFICAÇÕES DE DENGUE NA REGIÃO

Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado no dia 24 de Março, apontam que 112 casos de dengue já foram notificados em 2017 em Granja, resultando em 19 confirmações. 
De longe o município é o que tem mais notificações do grupo que integra a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Barroquinha está em segundo com 22, Camocim (09), Chaval (09) e Martinópole (02). Para se ter uma ideia da situação de Granja, cuja população gira em torno de 54 mil pessoas, os casos notificados no mesmo período em Sobral, que se aproxima dos 204 mil habitantes, quase o quádruplo de Granja, os casos notificados de dengue foram de 113, com 1 confirmado. Os números de Granja ainda superam os de todos os municípios que fazem parte da 13ª Coordenadoria (Serra da Ibiapaba). Na foto ao lado, um retrato da situação da cidade. Carente de saneamento, crianças “pescam” em esgoto a céu aberto localizado próximo ao centro. 
Ainda segundo recente boletim da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a cidade está na lista das 10 que mais tiveram, até o momento, casos confirmados da Doença Diarreica Aguda (DDA). A cidade já conta com 2.607 casos, atrás apenas, novamente, na zona norte, de Sobral (4.097) e à frente de municípios com mais de 100 mil habitantes como Maranguape (2.507) e Crato (2.070). Como se não bastasse, a população carente de Granja segue sofrendo com inundações, causadas, em boa parte, pela falta de infraestrutura dos bairros.  
Postado por Tadeu Nogueira às 10:50h
Foro: Lira Dutra