sexta-feira, 7 de abril de 2017

GRANJA ESTÁ ENTRE AS 10 CIDADES COM MAIS CASOS DE DIARREIA AGUDA

MUNICÍPIO ESTÁ À FRENTE DE 
MARANGUAPE E CRATO 
O avanço dos casos confirmados da doença diarreica aguda (DDA) no Ceará preocupa. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), referente à Semana Epidemiológica 13 (início de abril), já são 119.565 ocorrências positivas. Ainda de acordo com o boletim, foram mais de 14,4 mil casos somente na última semana. Fortaleza lidera, com 8.465 registros, seguido por Maracanaú, com 4.427; Caucaia, 4.168; Sobral, 4.097; São Gonçalo do Amarante, com 3.247; Itapipoca, 2.725; Granja, 2.607; Maranguape, com 2.507 e Crato, com 2.070 casos confirmados da doença.
Um detalhe que assusta na zona norte é a posição de Granja no boletim, isso levando em conta, também, o fator populacional. O município, com pouco mais de 55 mil habitantes, está à frente, em casos de doença, de Maranguape, com 125 mil e Crato, 129 mil habitantes.  
A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal. No geral, é auto-limitada, com duração de dois a 14 dias. As formas variam desde leves até graves, com desidratação e distúrbios eletrolíticos, principalmente quando associadas à desnutrição.
Postado por Tadeu Nogueira às 09:44h
Com informações adicionais do DN

2 comentários:

Gabriel Yegor disse...

No caso de Granja creio que seja falta de investimento em saneamento básico e na politica de prevenção. Saneamento não dá voto né? Pois ninguém vê. Já gastar rios de dinheiro com carnaval e outras festas dá voto, pois todo mundo vê, mas as consequências são trágicas para a população pobre, que são a grande maioria.

francisco gladson disse...

Fui vitima....dessa doença mais curei logo...graças a deus...