quinta-feira, 4 de maio de 2017

PROJETADA PARA 66 PRESOS, CADEIA DE CAMOCIM JÁ ABRIGA MAIS DE 200

Projetada para abrigar 66 internos, sendo 60 homens e 6 mulheres, capacidade essa que ficou definida após a última obra de reforma e ampliação, ocorrida em 2010, a Cadeia Pública de Camocim possui atualmente uma população carcerária de 207 detentos, dividida em 180 homens e 27 mulheres. A superlotação já chega a 315%.  
Desse total, segundo informações obtidas pelo Camocim Online por meio do Agente Penitenciário Kelyton Lima, Administrador da Unidade Prisional, 167 cumprem regime fechado, 30 estão no semiaberto (dormem todas as noites na cadeia) e 10 no aberto (dormem de sexta, sábado e domingo). Mesmo sendo considerada um barril de pólvora, a Cadeia de Camocim não registra fugas ou rebeliões há quase 5 meses. No ano passado, por exemplo, inúmeras ocorrências tiraram a paz de moradores. É que a Cadeia de Camocim fica localizada em pleno centro da cidade, em bairro residencial, de frente para uma Agência da CEF e Fórum local. Ainda de acordo com Kelyton Lima, um dos motivos da volta de dias relativamente calmos tem sido o aumento do efetivo dos Agentes Penitenciários. 
Diante de inúmeros apelos através de ofícios que relatavam a situação, a Secretaria de Justiça resolveu aumentar as horas extras, um incentivo que vem possibilitando a presença de mais agentes a cada plantão. Um dos sérios problemas enfrentados vem sendo a cela feminina. Adaptada para receber apenas 13 detentas, ela abriga 20 atualmente. Quanto à mudança de endereço, não há previsão para que isso aconteça.  
Postado por Tadeu Nogueira às 10:29h