quarta-feira, 5 de julho de 2017

AGÊNCIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM CAMOCIM COMEMORA 118 ANOS

Fachada em 1983
Comemora-se nesta quarta-feira (05) o 118º Aniversário de criação da Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim), fato esse consumado pelo Decreto nº 3.334, da longínqua data de 5 de julho de 1899, ratificando sua criação, primeiro, como Delegacia, depois Capatazia e com o passar dos anos tendo sua categoria novamente alterada para Agência.
Importante organização militar integrante do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário (SSTA), a Agência comemora nesta data a consolidação da presença da Marinha do Brasil, por mais de um século, no município de Camocim, confundindo-se com a história da própria cidade que emancipou-se vinte anos antes da criação da Agência.
Fachada Atual
A AgCamocim desempenha relevante papel em toda a sua área de jurisdição, com 52 municípios, incluindo uma considerável faixa litorânea, de aproximadamente 280 quilômetros, que se estende dos Municípios de Itarema a Chaval, limite com o estado do Piauí. Nessa região se desenvolve uma vasta atividade pesqueira gerando trabalho, emprego e renda, com significativa importância para a economia dessas cidades banhadas pelo oceano Atlântico, além de possuir rica diversidade hídrica, composta de praias, lagoas, açudes e rios, incluindo, ainda, uma extensa Área de Proteção Ambiental (APA).
Acompanhando a diversificação da economia do Estado do Ceará, a AgCamocim ganha mais importância em virtude do recém-inaugurado Aeroporto Regional de Jericoacoara, atraindo mais turistas para esse trecho do litoral do Estado, além de projetos para instalação de estaleiros de médio porte e atividade de pesquisa sísmica marítima na costa com a perspectiva de exploração de petróleo em um futuro próximo.
Atualmente, existem inscritas na AgCamocim aproximadamente três mil embarcações, entre pesca, esporte e recreio, transporte de passageiros e transporte de carga. É assegurado, também, o controle e a atualização da documentação de mais de 250 amadores e quase nove mil aquaviários, números estes que corroboram a importante missão desta organização militar na região. Com o lema "Tradição secular a serviço da segurança no mar", a Agência da Capitania dos Portos em Camocim, cujo comando atual pertence ao Capitão-Tenente Henrique Oliveira, merece um honroso "Parabéns". E como dizem na Marinha: Bravo Zulu. 
Postado por Tadeu Nogueira às 14:14h
Com informações da AgCamocim