segunda-feira, 2 de outubro de 2017

CONCURSO DE AGENTE: QUADRILHA PRESA JÁ MIRAVA PROVA DO DETRAN

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com apoio de outros órgãos da esfera estadual, desarticulou um esquema de fraude do concurso para agente penitenciário do Ceará, cuja prova foi aplicada nesse domingo (01). 
Ao todo, 22 pessoas foram presas e, com elas, apreendidos diversos equipamentos de transmissão sonora, como pontos eletrônicos, além de anotações referentes ao negócio ilícito, uma arma de fogo e munições. A operação, intitulada “Boa Fé”, foi desenvolvida de forma integrada entre a SSPDS, Coordenadoria de Inteligência da pasta, Polícia Civil, Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Estado do Ceará (CGD) e o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).  
As investigações foram iniciadas há cerca de um mês. De acordo com o delegado Harley Alencar, os levantamentos foram originados sobre um núcleo criminoso atuante na fraude de concursos municipais e estaduais realizados no Ceará, que já se articulavam para atuar no concurso do Detran. Os agentes de segurança frustraram o plano de trapaça de 19 candidatos e prenderam três homens apontados como gerenciadores de um dos grupos, tendo como chefe deles o policial militar cearense Glaudemir Ribeiro, que atualmente estava de licença. 
Ele era o responsável por cooptar candidatos interessados na farsa. Mas o homem não atuava sozinho. Outro militar do Ceará, Albanir Almeida Vasconcelos, era comparsa de Glaudemir e também arregimentava pessoas para o esquema. Eles chamavam conhecidos que fariam o concurso para participar da trama. A terceira pessoa que auxiliava no gerenciamento do negócio criminoso é o guarda municipal de Fortaleza Aurélio Moraes da Silva (35), que também selecionava os integrantes da farsa e atuava no repasse das respostas.
Postado por Tadeu Nogueira às 19:53h
Com informações da SSPDS