quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

PARNAÍBA: CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO DELTA CHEGA AO SENADO

Goiás, Piauí, Mato Grosso, Pará e Maranhão poderão contar com a criação de mais uma universidade federal em seus territórios. A instituição dos centros universitários está prevista em projetos de lei em análise no Senado em 2018. 
A transferência de campi universitários para a constituição de cinco novas universidades federais foi assinada em 2016 pela ex-presidente Dilma Rousseff. O objetivo exposto pelo governo foi o de interiorizar o ensino superior e democratizar o acesso à universidade pública.
Na Câmara dos Deputados, foi aprovada no fim de 2017 a criação de quatro das instituições de ensino superior federais previstas pelo governo. As propostas chegaram ao Senado para votação neste ano e junto a dois projetos da Casa, que estabelecem medidas semelhantes, compõem iniciativas em análise para aumentar a oferta de vagas no ensino superior. 
Para o Piauí, o projeto estabelece a criação da Universidade Federal do Delta do Parnaíba. Caso vire realidade, a sede da universidade será em Parnaíba (PI), onde é atualmente o campus de Parnaíba da UFPI. Com isso, todos os cursos, profissionais e alunos atualmente na federal do Piauí irão para a nova universidade.
Postado por Tadeu Nogueira às 14:05h
Com informações da Agência Senado