quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

GRANJA: ESTUDANTES CRIAM APP QUE INCENTIVA USO CONSCIENTE DO CHUVEIRO

O Tribuna do Ceará noticiou um grande feito de alunos da Escola Agrícola de Granja. Segue e reprodução da matéria: 
Há seis anos o Ceará vem passando por um dos períodos mais difíceis de seca. Por isso, alunos do 3º ano técnico de Agropecuária, da Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia, na cidade de Granja, uniram criatividade e tecnologia a serviço da comunidade e da natureza.
Eles criaram o Consustime, aplicativo que comanda um “chuveiro inteligente”, e é capaz de medir e controlar a quantidade de água usada em uma casa ou qualquer estabelecimento. O projeto foi premiado em concurso apoiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas) e pela Organização dos Estados Íbero-Americanos.
O Consustime, sigla criada para Tempo de Consumo Sustentável, é um aplicativo que se conecta ao chuveiro através de comando eletrônico e sensor de bluetooth. Tudo se conecta com um chuveiro comum, válvula solenóide, medidor de vazão e dois arduinos. No sistema de controle instalado no equipamento, é possível regular o tempo de banho e quantidade de litros gastos. Além disso, ainda é possível programar a quantidade de litros que podem ser gastos e o chuveiro desliga, se aberto ou fechado, caso chegue ao limite estipulado para uso. 
Nelson Filho, de 18 anos, deu o “start” da ideia que surgiu para a feira de ciências da escola. A necessidade de usar de maneira eficiente a água do local, que não possui fonte potável e é abastecida com carro-pipa, foi a motivação.
O professor Marcos Deames coordenou e toda a turma abraçou o projeto. Ao todo, 25 pessoas participaram do processo. O plano inicial era gerar energia com água através de uma mini-hidrelétrica. Mas desenvolveram a ideia até chegar ao app.
A gente sabe que tem que economizar água. A gente viu que é um problema geral e buscamos aplicar onde é mais próximo da gente. No caso, na nossa comunidade. Na casa de alguns colegas de sala, etc. Teve uma repercussão muito boa”, disse Nilson, que terminou os estudos na escola em 2017 e tem a robótica apenas como hobby.
Os custos para o projeto foram mínimos. Mas a escola, que fica no Sítio Iperuy, a 7 km de Granja, e os funcionários ajudaram dentro do possível. O App está disponível para Android. 
Leia mais na Tribuna do Ceará (AQUI). 
Postado por Tadeu Nogueira às 16:55h
Foto: Reprodução / Facebook