quinta-feira, 29 de março de 2018

MARINHA DO BRASIL (AGÊNCIA DA CAPITANIA EM CAMOCIM) - COMUNICADO

A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) possui sob sua responsabilidade um Sinal Náutico flutuante na Foz do Rio Coreaú, conhecida como Boia Luminosa Camocim (Águas Seguras), sinal este que indica ao navegante que ao seu redor possui águas navegáveis, e que os pescadores artesanais da região a utilizam como forma de orientação quando estes adentram ou saem do Rio Coreaú.
O referido sinal náutico estava apagado desde setembro de 2017 em virtude de uma avaria em sua lanterna, um equipamento eletrônico que possui eclipsor, bateria e painéis solares que custa em torno de R$ 20 mil. 
E desde então, a AgCamocim estava envidando esforços junto à Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) e ao Serviço de Sinalização Náutica do Nordeste (SSN-3) para o restabelecimento do sinal.
Após várias tratativas, a Marinha do Brasil conseguiu adquirir uma lanterna, um eclipsor e uma bateria similares a lanterna avariada, e que de forma provisória, uma equipe da AgCamocim conseguiu restabelecer o sinal, na manhã do dia 2 de Março de 2018, com a ajuda do Sr. Antônio dos Reis Cavalcante (Seu Toinho) e sua tripulação, a bordo da embarcação Maresia. 
Henrique Pereira de Souza 
Capitão-Tenente (AA) Agente