quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

CARNAÚBA: GRANJA É A 2ª CIDADE COM MAIS TRABALHADORES ESCRAVOS NO CE

Mais de 560 trabalhadores foram resgatados de situações análogas à escravidão no Ceará desde 2003. Os números deixam o Estado na 18ª posição no "ranking" do trabalho escravo entre estados brasileiros. Foram 63 operações antiescravidão no Estado desde 2003, de acordo com dados do Observatório Digital do Trabalho Escravo no Brasil.
Os dados, mantidos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), apontam Paracuru como município onde maior número de trabalhadores foram resgatados no Ceará, com 141 egressos.
Com 118 resgates, o município de Granja aparece em segundo lugar na lista do trabalho escravo no Ceará. Os números são puxados por operação deflagrada pelo Ministério do Trabalho em dezembro de 2013, que resgatou 96 operários em fazendas de pó de carnaúba do Município.
Segundo a pasta, trabalhadores não tinham acesso a água potável e trabalhavam sem "condições mínimas" de higiene, sem instalações elétricas ou sanitárias. Eles relataram que bebiam água sem filtragem, em copos coletivos, e que o almoço e o jantar - compostos de apenas arroz e feijão - eram preparados em fornos improvisados de latas de querosene.
Confira as outras 4 cidades incluídas na lista: Beberibe (55 resgates), Parambu (51), Sobral (48) e Caucaia (26).  
Postado por Tadeu Nogueira às 08:18h
Com informações do Jornal O Povo