terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

CARNAVAL: CUIDADOS COM A SAÚDE DURANTE A FOLIA.

A maior festa popular do mundo está chegando. Os quatro dias de carnaval são marcados por bloquinhos, festas, brincadeiras, fantasias, e para aguentar esse ritmo até o final das festas, precisamos cuidar do corpo, já que nesse período passamos mais tempo na rua e, consequentemente, mais tempo exposto ao sol e não se alimentando nos horários corretos.
Vamos ajudar com algumas dicas:

- Hidrate-se e alimente-se bem: durante a folia não podemos esquecer de nos hidratarmos, beba bastante líquido (água, sucos de frutas naturais, água de coco, etc). A hidratação é fundamental para o nosso corpo. Procure alimentar-se bem, coma refeições leves quando for cair na folia e, sempre que possível, leve consigo lanches prontos para casos de imprevistos.

- Não exagere no consumo do álcool: o seu excesso pode resultar diversos problemas de saúde. Beber moderadamente evitando misturar bebidas alcoólicas seria o mais adequado a se fazer. Sempre que for consumir esse tipo de bebidas, intercalar entre alimentações e água.

- Proteja-se do sol: a exposição ao sol por longo prazo pode ocasionar sérios problemas. A insolação é um problema imediato que pode ocasionar o fim do carnaval para o folião. Os principais sintomas da insolação são: febre alta, calafrio, tontura, mal-estar, entre outros. Para prevenir este tipo de contratempo, evite a exposição ao sol no horário em que o mesmo estiver mais forte (entre 11:00h às 16:00h) e sempre use protetor solar.

- Previna-se: nesta folia não esqueça de usar camisinha, além de evitar uma gravidez indesejada, evita possível DST (Doença Sexualmente Transmissível) como a gonorreia, sífilis, AIDS, entre outras.
Por Thais Cavalcante (CRF-CE: 6507) 
Farmácia FTB Camocim (Rua 24 de Maio, 1360, em frente ao Fórum Alcimor Aguiar Rocha e Parada das Topics. Tel: (88) 3621-7100. Instagram: farmaciasftbcamocim