quinta-feira, 10 de outubro de 2019

CAMOCIM TERÁ BASE DO SAMU - SELEÇÃO EM BREVE

Uma resolução de 5 de abril de 2018, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, determinou, em consonância com o Ministério da Saúde, a expansão e ampliação do SAMU para dezenas de municípios do interior do Ceará.  
As bases serão instaladas, segundo a previsão inicial, até dezembro deste ano, em cidades que sediam Microrregionais de Saúde. 
Com base nesse critério, Camocim receberá uma Unidade Móvel de Serviço Básico, composta de Socorrista (Motorista) e Técnico em Enfermagem. Ela será utilizada em casos de baixa complexidade. 
O município terá ainda uma Unidade Móvel de Suporte Avançado (UTI Móvel), composta de Médico, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem. Ela dará apoio, quando necessário, às cidades de Barroquinha, Granja, Chaval e Martinópole.
Outras duas Unidades de Suporte Básico serão entregues aos municípios de Barroquinha e Granja.  
Duas capacitações já foram realizadas, visando a implantação do serviço. A contratação de pessoal será feita mediante seleção pública a ser divulgada em breve. 
A necessidade da instalação da base do SAMU em Camocim, para atender cidades vizinhas, foi pauta de várias reuniões do deputado Sérgio Aguiar com Cid Gomes (então governador) e Camilo Santana.    
"Passou a ser apenas uma questão de viabilidade, já que a decisão de ampliar o serviço, após inúmeras solicitações nossas e da prefeita Monica, foi decidida em 2018. Esperávamos desde então a tramitação, afinal, mais de 30 cidades serão beneficiadas de uma só vez", disse Sérgio Aguiar.
Postado por Tadeu Nogueira às 12:51h