terça-feira, 16 de junho de 2020

TIRE DÚVIDAS SOBRE VENCIMENTO E RENOVAÇÃO DE CNH

Após o decreto governamental de isolamento social, em março, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) ampliou os serviços online já realizados. 
solicitação da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a emissão definitiva estão acessíveis virtualmente. 
Se você tem uma CNH, tanto sendo provisória, quanto definitiva, que venceu depois do dia 19 de fevereiro de 2020, depois da pandemia, não tem nada com o que se preocupar, porque a resolução 185 do Conselho Nacional de Trânsito prorrogou a validade de todas as CNHs do Brasil por tempo indeterminado. Quem teve a carteira vencida antes disso está sim em situação de irregularidade e precisa renovar sua habilitação. 
Como fazer para renovar a carteira durante a pandemia?
Para procurar esses serviços o cidadão tem que primeiro visitar o site do Detran, e fazer seu agendamento do atendimento médico, aquele atendimento que vê seu exame de vista e isso agora está sendo feito nas clínicas credenciadas. Ele escolhe a clínica no próprio site. Depois de realizado o atendimento médico, ele vai visitar o site do Detran para fazer a coleta biométrica, das impressões digitais, da assinatura e da face. E ai a carteira vai ser renovada.
Quando a solicitação da carteira de motorista foi feita, mas ainda não chegou pelos Correios, que procedimento deve ser tomado? 
Você pode colocar a sua carteira de motorista dentro do seu celular com a mesma validade jurídica, sendo necessário apenas instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” que você encontra na App Store, da Apple, ou na Google Play. Não precisa nem esperar a CNH chegar pelo correio.
O Detran só está atendendo renovação com agendamento, então não adianta nada você ir ao Detran se você não for no site do Detran e fazer primeiro seu agendamento. 
Para mais informações, é possível acessar o site do Detran ou entrar em contato pelo TeleAtendimento, que segue funcionando, de segunda à sexta-feira, das 07 às 19h e, aos sábados, das 08 às 13h, no telefone (85) 3195.2300.
Postado por Tadeu Nogueira às 19:10h
Com informações do DN