segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

"ESTRELA DE BELÉM" SERÁ VISTA HOJE EM CAMOCIM

Nesta segunda (21), ocorre o ápice de um evento astronômico raro: o alinhamento dos planetas
Júpiter e Saturno, os maiores do sistema solar. 
O encontro entre os gigantes acontece de maneira regular a cada 19,6 anos e é considerado pelos astrônomos como uma das conjunções planetares mais impressionantes — tanto que o evento ganha o nome de Grande Conjunção.

A última vez que os planetas ficaram assim tão próximos foi na Idade Média, em 1623. Naquele ano, no entanto, o encontro aconteceu próximo demais do Sol e não pôde ser visto por aqui. 

Neste ano, a conjunção ganhou um nome novo: Estrela de Belém. Isso em função da época de Natal e do conto da estrela que guiou os três Reis Magos até o lugar do nascimento de Jesus. 
A melhor visibilidade do fenômeno é nesta segunda, mas desde a semana passada, já é possível ver os dois planetas bem próximos um do outro.

Para encontrá-los, é necessário olhar na direção oeste, logo após o pôr do sol. Os planetas estarão alinhados no céu – serão dois pontos muito brilhantes e próximos – a cerca de 20 graus acima do horizonte. Com um telescópio ou binóculo, deve ser possível ver ambos até no mesmo campo de visão. 
Se não for possível avistar a reunião desta vez, o evento seguinte com proximidade semelhante acontecerá só em março de 2080.

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: CNN Brasil