domingo, 6 de dezembro de 2020

VEJA OS FERIADOS DO BRASIL, CEARÁ E CAMOCIM EM 2021

O ano de 2021 vai ter menos dias de descanso que 2020, porém, já começa com um feriado prolongado: o 1º de janeiro, data da Confraternização Universal, vai cair em uma sexta-feira. 

Dos 11 feriados nacionais, outras três datas, além do Ano Novo, caem em sextas ou segundas, contabilizando 4 “feriadões” ao todo: o período de Carnaval, cujo feriado extraoficial é a terça-feira (16), que costuma ser “imprensada” com a segunda-feira; depois, há a Paixão de Cristo, no dia 2 de abril, que é feriado nacional e, por cair em uma sexta-feira, é um “feriadão”; para encerrar, há o 15 de novembro, dia da Proclamação da República, feriado em todo o território nacional que vai ocorrer em uma segunda-feira, sendo o último feriado prolongado do ano.

O número é menor que em 2020, quando o País teve seis feriados prolongados, e o Ceará, sete. Contudo, em 2021, os cearenses também podem ter mais "feriadões" que os quatro nacionais. Isso porque o dia de São José (19 de março) será em uma sexta-feira. Há ainda o feriado estadual da Data Magna (25 de março), uma quinta-feira, que aumenta o número de folgas dos cearenses, embora não seja prolongado.

Em Camocim, apenas um feriado municipal será prolongado em 2021. Trata-se do Dia de São Francisco, comemorado no dia 4 de outubro (segunda). Os outros dois ocorrerão no meio da semana: Dia de São Pedro (29 de junho - terça) e Aniversário de Camocim (29 de setembro - quarta). 

Por Tadeu Nogueira 
Fonte: Jornal O Povo / Foto: Tadeu Nogueira