quinta-feira, 6 de maio de 2021

VACINA: VOCÊ TEM COMORBIDADE? POIS NÃO ESQUEÇA DO ATESTADO

Está mais perto do que longe, em Camocim, o início da terceira fase de vacinação contra a Covid-19. Isso só está dependendo da chegada de mais vacinas, claro. Essa fase inclui pessoas com comorbidades, como, por exemplo, cardiopatias, diabetes e hipertensão. 

Desde já, quem faz parte desse grupo deve ficar atento ao atestado de comprovação que especifica o grau da comorbidade. Sem isso, sem vacina. 

Atestado, prescrição ou relatório médico serão exigidos para pessoas com comorbidades (doenças crônicas) e com deficiência permanente na vacinação contra Covid-19 no Ceará. Há dois modelos disponibilizados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) para guiar as informações que são exigidas no dia convocado para vacinação.

Um dos modelos é a declaração de acompanhamento de médico assistente, enquanto o outro foi solicitado pelos municípios para locais onde não há médico no momento e um enfermeiro da Equipe de Saúde da Família pode se responsabilizar por assinar o documento. Essa declaração tem a validade de até um ano.

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para obter o documento exigido. Quem faz acompanhamento em rede particular pode solicitar o atestado a seu médico. Com informações adicionais de O Povo. 

Por Tadeu Nogueira