terça-feira, 27 de julho de 2021

INAUGURADA SEDE DA AMIGOS DAS ARTES DE CAMOCIM

Na noite de 17 de julho, foi inaugurada a nova sede da Associação Amigos das Artes de Camocim (AMARTES). 

Fundada em 03 de março de 2021, a AMARTES é uma instituição cultural sem fins lucrativos, ideológicos e apartidária, que tem por objetivo incentivar a cultura e a arte local e de cidades vizinhas. 

Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria da agremiação para o biênio 2021-2023.  O artista plástico Eduardo de Souza foi empossado presidente. 

A solenidade de inauguração contou ainda com a presença de Oneide Trévia, viúva do Escritor Camocinense José Maria Trévia, homenageado com um Memorial. 

O escritor publicou quatro livros que remetem o leitor aos velhos tempos da cidade. Sua obra saudosista, que muito enaltece o Camocim de outrora, pode ser resumida em uma frase de sua autoria: "O passado é para sempre". 
A família doou livros do autor à AMARTES, para que a renda com a venda possa ser revertida em prol da manutenção da sede da neófita associação. 

No decorrer do evento, a Marinha do Brasil, representada pelo Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Márcio Luiz, foi homenageada com o Espaço da Arte Marinheiro. A noite teve ainda o lançamento da I Expo AMARTES. 

A AMARTES fica localizada à Rua Engenheiro Privat, 33, ao lado da Estação Ferroviária. 

Por Tadeu Nogueira