A chanceler alemã, Angela Merkel, advertiu nesta segunda-feira (22) que, com a atual evolução, os recordes diários de casos e a baixa vacinação, a situação da covid-19 "será pior do que tudo o que vimos até agora".
Merkel fez a afirmação durante um encontro de dirigentes de seu partido, a conservadora União Democrata Cristã (CDU), de acordo com uma fonte da Bloomberg.
Segundo a chanceler, as atuais restrições no país "não são suficientes diante da situação dramática" provocada pelo surto de infecções de covid-19 e defendeu restrições mais rígidas para tentar conter o avanço do vírus.
Merkel esclareceu no encontro que a situação é "altamente dramática" e comunicou que em pouco tempo os hospitais estarão sobrecarregados de infectados pela doença, caso não haja medidas rígidas para conter a covid-19 no território, informou a Bloomberg.
A chanceler disse ainda que muitos cidadãos parecem não ter entendido a gravidade do aumento da doença pelo país e ponderou que apenas a vacinação não é o suficiente para impedir a situação atual. No encontro, Merkel solicitou aos 16 estados do país — que têm autonomia para determinar as políticas de combate à doença — para definirem medidas mais duras contra o novo coronavírus ainda esta semana.
Nos últimos dias, a Alemanha registrou um número sem paralelo de contaminações desde o início da pandemia, ultrapassando 65 mil casos em 24 horas na semana passada.
Por Tadeu Nogueira
Com informações do UOL