sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

CONHEÇA 5 ALIMENTOS QUE VOCÊ DEVERIA ABANDONAR

Por Paulo Emanuel Lopes*

A medicina evoluiu e, a cada dia que passa, nos dá mais anos de vida. No entanto, para vivermos bem esses anos extras, temos que cuidar adequadamente dos nossos corpos. Nesse sentido, a preocupação com a alimentação deve estar no topo de nossas prioridades.

Alguns alimentos são extremamente prejudiciais, embora você não fique sabendo porque é uma questão mercadológica: o objetivo das empresas de comida é lucrar, não alimentar bem a população. Por isso os riscos são omitidos.

Utilizar conservantes para aumentar o “tempo de prateleira” dos produtos, por exemplo, é estratégia mercadológica que pode prejudicar o consumidor, explica a nutricionista Priscila Hayas (@priscilahayas.nutri, CRN 15488/P), especialista em Doenças Crônicas não Transmissíveis. 

“Sódio [principal ingrediente do sal de cozinha] e açúcar são conservantes conhecidos há milhares de anos, mas há outros compostos com potencial carcinogênico, como corantes e conservantes artificiais, produzidos e manipulados em laboratório.”

Quer uma mudança positiva em sua vida? Com a ajuda da dra. Priscila, elencamos 5 alimentos muito comuns que você deveria deixar de consumir e substituir por outros:

AÇÚCAR BRANCO

O açúcar branco passa por refinamento físico e químico, processo que o torna potencialmente maléfico. Considerando essa perspectiva, outros tipos de açúcares, como demerara e mascavo, levam vantagem por possuírem a mesma quantidade de calorias e índice glicêmico que o branco, passando por processos menos agressivos de refinamento. 
Além do açúcar de mesa, todos os produtos industrializados possuem adição de açúcar mascarados com outros nomes como maltose, xarope de milho, frutose, açúcar invertido, adoçantes químicos entre outros.

Como substituir? Os produtos ideais são o Açúcar de Coco e a Stévia 100%, que são produtos naturais com baixa caloria e índice glicêmico, sendo hoje os mais recomendados para pessoas com diabetes.


REFRIGERANTE

Além de ser um alimento com alto teor de açúcar, vários estudos relacionam o consumo de refrigerantes a deficiência de cálcio. A bebida está ainda diretamente ligada ao aparecimento de doenças como osteoporose, diabetes, hipertensão, dislipidemias e aumento da gordura corporal. Sua versão zero açúcar, por sua vez, apresenta alto teor de toxicidade devido ao uso de adoçantes químicos (sacarina, acessulfame, aspartame), corantes e aromatizantes, o que eleva o potencial carcinogênico e a síndrome metabólica.

Como substituir? Dê preferência ao suco natural da fruta, ou mesmo da polpa.

MARGARINA

A margarina foi inventada no século XIX e tornou-se muito popular na mesa dos brasileiros por ter um preço mais acessível do que a manteiga. Por algum tempo, acreditou-se que ela era menos prejudicial à saúde. Contudo, isso é um grande mito. No seu processo de fabricação, são adicionados produtos solventes e até mesmo derivados de petróleo, tornando-a alimento potencialmente carcinogênico. Estudos apontam malefícios à saúde como problemas imunológicos, aumento do colesterol, danos ao pulmão, fígado, sistema digestivo e reprodutor.

Como substituir? Utilize outras gorduras benéficas como o azeite de oliva, pasta de amendoim (caseira) e pasta de abacate. A manteiga ghee e a manteiga de coco também são opções. Até mesmo a manteiga tradicional em porção moderada, como uma ponta de faca, por exemplo, é menos maléfica.

TEMPERO INDUSTRIALIZADO (KNORR, SAZÓN)

Produtos industrializados, como o Caldo Knorr e o Sazón, são alimentos ricos em sódio e sem nenhum benefício nutricional. Seu consumo diário está associado a piora no quadro de pessoas hipertensas, aumento de potencial alérgico, problemas endócrinos e aumento da neurotoxicidade no corpo humano, que pode causar problemas de aprendizagem, de memória, confusão mental entre outros. Seu uso, inclusive, é atualmente estudado quanto a impactos na saúde de pessoas com Alzheimer, devido ao composto glutamato monossódico presente nesse alimento.

Como substituir? Troque por ervas frescas e temperos naturais como cebola, alho, alecrim, salsa, curry, açafrão, pimentas, sementes de mostarda entre outros (segue receita ao final).

XILITO

Salgadinhos industrializados, também conhecidos em nossa região como “xilito”, são uma junção de todos esses alimentos descritos anteriormente: na sua composição possui alto teor de sódio, gorduras, açúcares e aditivos saborizantes, resultando em diversos malefícios à saúde.

Como substituir? Castanhas, amendoins, nozes ou até mesmo legumes desidratados como batata, cenoura, inhame e macaxeira, assados no forno e temperados.

SUGESTÃO DE TEMPERO NATURAL PARA AVES

1 colher sopa sal grosso
2 colheres sopa açafrão
1 colher chá cury
1 colher sopa alho desidratado
1 colher sopa ervas finas
1/2 colher chá cominho
1 colher chá gengibre em pó
1 colher chá pimenta do reino
Processar tudo no liquidificador até virar pó.

*É Jornalista e Publicitário. Escreve às sextas