quarta-feira, 2 de março de 2022

ENDOMETRIOSE: A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PRECOCE

Cólicas menstruais intensas, dores durante as relações sexuais, dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação e dificuldade para engravidar. 

Esses são os principais sintomas da endometriose, doença que afeta cerca de 10% das mulheres brasileiras, de acordo com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e aproximadamente 176 milhões de mulheres em idade reprodutiva em todo o mundo, sendo mais frequente entre os 25 e 35 anos de idade.

Considerada uma das doenças da mulher contemporânea e também um problema de saúde pública mundial, a endometriose ocorre quando o tecido do endométrio, que reveste o útero, se desenvolve fora da cavidade uterina, e pode resultar em uma reação inflamatória crônica. 

Quando não tratada adequadamente a endometriose pode causar infertilidade e por isso, a importância da avaliação ginecológica periódica, alerta que ganha maior visibilidade neste mês, com a campanha de conscientização Março Amarelo.

A endometriose não tem cura, mas pode ser tratada e controlada ao longo da vida. De maneira geral, a principal opção de tratamento são as medicações hormonais, que bloqueiam a ação do estrogênio. Podem ser contraceptivos orais, adesivos transdérmicos, anéis vaginais, implantes transdérmicos ou DIU.

Por Tadeu Nogueira 
Com informações do Bahia Social Vip