quarta-feira, 16 de março de 2022

MAR AVANÇA EM CAMOCIM, JERI E ACARAÚ, DIZ ESTUDO

Segundo estudo da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do Estado, pelo menos 26 praias do litoral cearense estão sob ameaça do avanço do mar.

Em cidades (praias) como Camocim, Jericoacoara, Acaraú, Flecheiras, Paracuru, Caucaia, Fortaleza, Icapuí, Aracati, Beberibe e Fortim, esse problema já foi identificado. 

Para o geógrafo, doutor em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), e professor do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da UFC, Paulo Sousa, os principais problemas advindos dessa erosão costeira são, sobretudo, de ordem econômica.

Contudo, acrescenta o especialista, "[os impactos] dependem muito da infraestrutura que está em risco: comunidade de pescadores, zona portuária, hotéis e resorts, etc. Estes impactos afetam a área geográfica que tangencia o oceano levando à perda de sedimentos e ao recuo da linha de costa".

A oceanógrafa e mestra em Engenharia Costeira e Oceânica, Larissa Leite, reforça que outro grande impacto relacionado a esse problema "é a falta de segurança estrutural enfrentada pelas populações que vivem nas cidades ou comunidades litorâneas".

Ela alerta ainda que, se o avanço do mar não for contido, "muitas faixas de praias podem desaparecer, impactando os animais que necessitam da faixa de praia para se reproduzir, como por exemplo as tartarugas marinhas".

Outro problema apontado por ele, é o dano causado às casas que margeiam o litoral. 

Mas, afinal, o que causa esse avanço do mar sob a faixa de areia? O geógrafo Paulo Sousa aponta que as causas deste problema são complexas, mas destaca como um dos principais a ocupação desordenada nas proximidades do oceano, "sem levar em consideração a área de atuação dos processos costeiros".

O coordenador Científico do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, da equipe do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente (Funcap/Sema/Semace), Eduardo Lacerda Barros, acrescenta que a erosão possui um mix de causas naturais, somadas as antrópicas, isto é, causadas pelo homem.

Os números dão a dimensão da gravidade do problema no Ceará. Segundo Eduardo Lacerda, dos 573 km de litoral cearense, cerca de 30% já apresentam erosão ou avanço do mar, outros 17% estão com tendência.

"Se somarmos estas duas porcentagens, teremos quase a metade do nosso litoral com um cenário caótico e preocupante em relação a esse tema", alerta Barros. Estes números são de um estudo realizado pelo Programa Cientista Chefe Meio Ambiente em 2018, o mais recente em vigência no Estado.

Larissa Lopes detalha que esta grande porcentagem de litoral ameaçado ou que já sofre com a problemática, está relacionado, além dos fatores já citados pelos especialistas, também pela aceleração das mudanças climáticas globais.
Leia mais no DN: https://bityli.com/RmsuZ

Por Tadeu Nogueira