sexta-feira, 20 de maio de 2022

BARROQUINHA: ASSESSOR CONTRATADO POR CLÉRIA BENTO TENTA ANULAR SELEÇÃO

Município poderá ficar sem médicos, enfermeiros e professores

O advogado Joaquim Francisco Rodrigues de Souza, contratado pela Presidente da Câmara de Vereadores de Barroquinha, Cleria Bento, entrou com uma Ação Popular (Processo nº 0200288-46.2022.8.06.0067) representando a pessoa com iniciais V. D. de O.

O objetivo é anular todo o processo seletivo para contratação de profissionais no Município de Barroquinha. Dentre os argumentos levantados, o advogado se mostra contrário à realização de seleção pública nos moldes feitos pela Administração, o que inclui entrevista e análise curricular.

No processo, o advogado pede que sejam anulados todos os contratos da Administração, o que inclui médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, professores, psicopedagogos, psicólogos, vigias, merendeiras, enfim todos os profissionais contratados que hoje prestam serviço à população.

Na contramão da lógica, o advogado recebe R$ 3.300,00 reais mensais pagos pela Presidente Cleria Bento para prestar serviços na Câmara Municipal em razão de Dispensa de Licitação nº 13/2021-DP. 

Segundo o objeto do contrato, o advogado deveria prestar assessoria parlamentar aos membros do Poder Legislativo, porém, a maioria de suas ações tem como alvo a Administração do Prefeito Jaime Veras.

Além disso, ao que parece, trata-se de uma estratégia coordenada para desestabilizar a Gestão, pois desde o início da Administração do Prefeito Jaime Veras, os vereadores de oposição tentam boicotar a contratação de funcionários e servidores, o que poderia deixar a população sem acesso a serviços públicos mais básicos.

Em uma dessas tentativas de boicote na Câmara de Vereadores, o marido da atual Presidente Cleria Bento foi flagrado fazendo gestos obscenos para a população que protestava em frente à sede do Legislativo contra os cortes de funcionários realizados pelos vereadores Gleison Marinho, David Júnior, Meire Nóbrega, Valdécio Rocha e Pastor Jodeal Alcântara.

Na ação, o advogado questiona os critérios da seleção pública. Ocorre que, sem os tais critérios, haveria falta de transparência na Administração, pois contratações assim acarretam prejuízo aos cofres da Prefeitura Municipal.

Anular o processo seletivo levaria a atual Administração de Barroquinha a se igualar à Gestão do Ex-Prefeito Ademar e da Ex-Secretária de Administração Iolanda Gomes, os quais foram condenados pelo TCE no Processo nº 00162/2020-7 por tentar fraudar o processo seletivo no ano de 2020. Ambos foram multados em R$ 8.000,00 cada.

Por Tadeu Nogueira