terça-feira, 21 de junho de 2022

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE ESMERINO ARRUDA

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou sessão solene na noite desta segunda-feira (20), no Plenário 13 de Maio, em homenagem ao centenário do ex-deputado federal Esmerino Arruda. O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), abriu a sessão.

Um dos proponentes da homenagem, deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), fez um breve histórico da vida de Esmerino Arruda e destacou a atuação política do ex-parlamentar. 

Sérgio Aguiar lembrou que o seu avô, Murilo Aguiar, foi um grande parceiro político de Esmerino Arruda na região Norte e que as ações dos dois sempre foram para o bem do povo cearense, principalmente para o bem do povo de Camocim e de Granja. “Eram amantes da boa política. Dois homens que lutaram e contribuíram para o Ceará”, afirmou.

Os deputados presentes à sessão e o desembargador Ernane Barreira fizeram a entrega do certificado a Iná Arruda e Iná Valéria, filhas do homenageado, e à neta do homenageado, Maria Vitória, que representaram a viúva de Esmerino Arruda, Carmem Sales Oliveira Arruda, que assistiu a solenidade online.

A família também fez a entrega de um certificado aos moradores da cidade de Granja presentes a solenidade, representando toda a população do município.

O ex-deputado Gony Arruda, filho do homenageado, agradeceu a iniciativa dos parlamentares da Alece, em especial os autores do requerimento e disse em seu discurso que durante 20 anos foi parlamentar na Alece, “mas hoje devo estar fazendo o discurso mais importante da minha vida, que é sobre o meu ídolo que completou 100 anos”. 

Ele fez um relato histórico da vida política de Esmerino Arruda lembrando que ele abriu mão de ser empresário para se dedicar à política. “Papai foi um importante personagem político do estado do Ceará, que amava a sua terra, tinha paixão pelo Ceará, tinha paixão por Granja e levou essa paixão para todo o Brasil”, declarou.

Gony Arruda informou ainda que seu pai Esmerino Arruda também será homenageado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro com a Medalha Tiradentes.

Por Tadeu Nogueira 
Com informações da Alece