sábado, 16 de julho de 2022

MAIS UM PRÊMIO: CAMOCIM É A CIDADE DE MÉDIO PORTE MAIS BEM ADMINISTRADA DO CE, APONTA JORNAL O POVO

Por Paulo Emanuel Lopes*

Neste início de 2022 a Prefeitura de Camocim já recebeu três prêmios estaduais em reconhecimento à gestão pública atualmente em marcha no município. Os destaques mostram como Camocim é hoje, baseado em critérios técnicos, uma das cidades mais bem administradas do Ceará.

O fato chama a atenção para o grupo político que governa Camocim há 9 anos e meio. Afinal, como será analisado aqui, os resultados que vemos hoje são fruto de um trabalho que começou, na verdade, em 2013.

Em maio, a Prefeita Betinha Magalhães recebeu, em Fortaleza, o XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Ceará reconhece gestores que implantaram projetos com resultados comprovados no desenvolvimento de pequenos negócios.

Na ocasião, a cidade foi reconhecida pelo projeto “Desburocratização na liberação de recursos aos agricultores familiares de Camocim” que, a partir da criação da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMA Camocim), facilitou a liberação de licenças ambientais necessárias para a obtenção de crédito junto ao Banco do Nordeste e outras instituições. Antes, os empreendedores precisavam ir a Fortaleza conseguir as licenças junto à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

(Até maio deste ano, a AMA já havia contribuído para a injeção no Município de R$ 2,5 milhões de reais em linhas de crédito do BNB. Leia mais aqui no Camocim Online) http://www.camocimonline.com/2022/05/camocim-ganha-o-premio-sebrae-prefeito.html

Em junho foi a vez do Prêmio Destaque Político Prefeitos 2022, que há 35 anos reconhece os melhores prefeitos do Estado do Ceará. A escolha é feita a partir de dois critérios: votação do público pela internet e análise técnica de uma equipe de jurados que observa aspectos como transparência, prestação de contas, obras concluídas, indicadores sociais, projetos viabilizados, probidade administrativa, pagamento dos servidores em dia, entre outros pontos.

Em dois anos de gestão, a Prefeita Betinha recebeu o prêmio pela segunda vez consecutiva. Isso se explica porque ela representa a continuidade administrativa do governo Monica Aguiar, que recebeu o prêmio em todos os seus 8 anos de mandato como Prefeita de Camocim - a cidade é reconhecida, portanto, há 10 anos consecutivos como uma das melhores gestões públicas do Ceará.

Em julho saiu o reconhecimento mais importante, na minha opinião: Camocim é a cidade mais bem administrada do Ceará (melhor Índice Comparativo de Gestão Municipal - ICGM) entre os municípios com 50 mil a 100 mil habitantes. O reconhecimento veio a partir de análise técnica realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), a pedido do Anuário do Ceará 2022/2023, do Jornal O POVO.

O Anuário do Ceará é a publicação mais antiga em circulação no Estado, tendo sua primeira edição impressa em 1872. Ela busca fazer, anualmente, um raio-X de todos os municípios do Ceará, como forma de orientar o planejamento e a aplicação de políticas públicas ou investimentos privados. O Estudo utilizou quatro dimensões para avaliação: Planejamento, Recursos Financeiros, Serviços e Transparência, a partir da observação de indicadores como planejamento das despesas, restos a pagar quitados, qualidade da saúde, educação, investimento público, entre outros.

No reconhecimento do Jornal O POVO, para alguns, passou batido um ponto importante: Camocim é a cidade mais bem administrada do Ceará “com base em dados recolhidos no ano de 2020”. Ou seja, o Jornal O POVO analisou, na verdade, o último ano do governo Monica.

Essa é, arrisco dizer, a razão porque a Prefeita Betinha está tendo grande destaque já em seu início de mandato: ela recebeu um município organizado e com recursos para investir. Não dá para entender o recebimento desses prêmios sem levar em conta as conquistas dos 8 anos de governo Monica Aguiar.

A eleição de 2020, aliás, quebrou uma tradição em nossa cidade: pela primeira vez, um prefeito reeleito fez seu sucessor.

Foi durante o governo Monica que Camocim recebeu importantes investimentos, como é o caso da Unidade de Pronto Atendimento - já pensou o caos que teria sido a pandemia sem a UPA? Também passamos de um dos municípios mais atrasados em termos de educação no Estado para mais de 50 Escolas Nota 10 - reconhecimento máximo a estas escolas. Você sabe o que são 300 famílias alcançarem, de uma vez, o sonho da casa própria?

Foram muitas conquistas positivas no governo Monica, que estão sendo mantidas pela Prefeita Betinha. Quando há continuidade administrativa de uma gestão positiva, ganha a cidade. É o que reconhece o Sebrae-CE, o Anuário do Ceará/Jornal O POVO 2022-2023, o Prêmio Destaque Político Prefeitos…

* É Jornalista e Publicitário
Foto: Afrânio Bruno