segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

CID PROPÕE PROJETO QUE REDUZ ENDIVIDAMENTO

Um projeto de lei com o objetivo de reduzir o endividamento dos brasileiros e combater taxas de juros abusivas foi apresentado pelo senador pedetista Cid Gomes. 

Pela proposta, ficam consideradas quitadas todas as operações de crédito de curto prazo quando o somatório dos valores pagos pelo devedor a título de parcelas e tarifas atingir o dobro do valor original do crédito contratado. 

Ou seja, se o consumidor contrata R$ 1.000,00, quando ele pagar R$ 2.000,00 a dívida será considerada quitada.

Cid Gomes afirma ser urgente resolver a questão do endividamento das famílias brasileiras para que a economia do País volte a crescer. Ele lembra que essa ideia de combate aos juros abusivos foi apresentada pelo então candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, durante a campanha de 2022.

“O superendividamento é um drama que afeta milhões de cidadãos e resulta tanto da situação de crise econômica vivenciada pelo país quanto das altíssimas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras. Trata-se, contudo, de um problema que não aflige apenas os brasileiros, e podemos aprender com medidas adotadas em outros países para trazer alívio aos superendividados”, defendeu Cid Gomes.

Por Tadeu Nogueira (Fonte: Eliomar de Lima)