sexta-feira, 31 de março de 2023

DUNA DO PÔR DO SOL DE JERI - POR QUE ELA DESAPARECEU?


O desaparecimento da Duna do Pôr do Sol, um dos principais atrativos turísticos da Praia de Jericoacoara, no litoral do Ceará, está relacionado com a ação humana, déficit de areia e processos naturais, segundo o Coordenador Científico do Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará, Eduardo Lacerda Barros.

A formação, que já chegou a 60 metros de altura na década de 1980, atualmente está reduzida a um banco de areia. O grande número de turistas que vão até o local para apreciar o pôr do sol acelerou o processo que resultou na redução da duna.

"Esse processo é natural. Obviamente que aí você tem questões antrópicas [ação humana], que podem acelerar, como o pisoteio, você pisando na areia, propicia uma remobilização de sedimentos na superfície, e aí mais facilmente quando esse material é levantado o vento consegue transportar, causando uma diminuição de areia", disse Eduardo Lacerda.

Conforme o pesquisador, a Duna do Pôr do Sol faz parte de um grande sistema de dunas móveis, que tem como principais fatores para a formação a ocorrência de vento e a disponibilidade de areia, porém esse processo está sendo prejudicado pelo déficit de areia no estado.

"Os corredores eólicos, que são fundamentais para transportar essa areia em direção às dunas, não têm mais areia e a consequência disso é a perda de volume da Duna do Pôr do Sol. Daqui algumas décadas, novas dunas que estão na retaguarda do que hoje é a Duna do Pôr do Sol vão se fazer presentes nesse trecho", disse Eduardo.

Para o pesquisador, é necessário fazer um estudo na região para trabalhar nas melhores medidas para proteção das dunas.

Por Tadeu Nogueira (Com informações do G1CE)