quinta-feira, 13 de abril de 2023

GOVERNO ELMANO NOMEIA "FICHA SUJA" PARA COORDENAR SAÚDE DE 5 CIDADES

A enfermeira Iracema Gonçalves Araújo teria sido nomeada, pelo governador Elmano de Freitas (PT), Coordenadora da 16ª Área Descentralizada de Saúde (ADS) do Estado do Ceará, com sede em Camocim, que abrange os municípios de Camocim, Barroquinha, Chaval, Granja e Martinópole.

A escolha do governador ignorou nomes que constam no cadastro de reserva de uma seleção pública realizada justamente para esse fim. 

Ademais, Elmano teria contrariado o que diz a Constituição Estadual. 

Segundo ela, em seu Art. 154, §14, fica vedada a nomeação ou a designação para cargos de provimento em comissão daqueles considerados inelegíveis, em razão de atos ilícitos nos termos da Lei Complementar de que trata o §9º do art.14 da Constituição Federal, no âmbito da Administração direta e indireta dos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo do Estado do Ceará, incluídos os Tribunais de Contas e o Ministério Público. (NR). *Acrescido pela Emenda Constitucional nº 74, de 19 de abril de 2012. – D. O. de 23.04.2012.

E por que isso? 

- Em setembro de 2016, a Justiça Eleitoral barrou o registro da candidatura da enfermeira Iracema Gonçalves à Câmara de Camocim. O pedido foi feito pelo Ministério Público Eleitoral. Por ter contas desaprovadas, o Promotor argumentou que ela estava inelegível por 8 anos. 

Em abril de 2020, conforme ofício do Tribunal de Contas da União (TCU), Iracema, então Secretária de Saúde de Camocim no ano de 2012, durante a gestão do sogro, Chico Vaulino (também ficha suja, condenado por desvio de verba da FUNASA), foi responsabilizada por irregularidades que totalizam o prejuízo de R$ 981.256,10 (à época) aos cofres municipais. Nunca devolveu o valor corrigido ao Município. Ela alega até hoje não possuir bens. 

As irregularidades envolvem recursos federais do Fundo Nacional de Saúde (FUNASA), do Ministério da Saúde. 

- Em 2020 ela tentou novamente, porém, em 19 de novembro do mesmo ano, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE), de forma unânime, por 7 votos a 0, indeferiu o registro de candidatura à vereadora de Iracema Gonçalves Araújo Oliveira.

A ficha da escolhida pelo governador Elmano para ser a representante da saúde do Estado do Ceará em 5 cidades inclui ainda 5 ações de improbidade administrativa. Iracema ainda é acusada  por peculato e falsificação de documento. 

Por Tadeu Nogueira