quinta-feira, 4 de maio de 2023

SOBRAL SEDIA ENCONTRO NACIONAL DE ARQUITETOS; EVENTO HOMENAGEIA CAMPELO COSTA

Sobral sedia o Seminário Campelo Costa e também a 174ª Reunião Nacional do Conselho Superior (COSU) do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). A programação teve início nessa terça-feira (02), devendo prosseguir até este sábado (06). 

A última vez que o Ceará sediou uma reunião do COSU foi em 2014. Esta é a segunda vez que o IAB realiza o evento fora de uma capital.

O "Seminário Campelo Costa: Cidade, Patrimônio e Educação" abordará o planejamento urbano de cidades médias, o patrimônio histórico e as iniciativas da Rede Urban95. 

O objetivo é reunir arquitetos, urbanistas, geógrafos, historiadores, gestores públicos, estudantes e interessados para debater as dinâmicas, os desafios e as potências das cidades médias brasileiras e as políticas mais adequadas às suas características urbanas, tocando nos traços específicos que as diferenciam e aprofundando nas especificidades de Sobral.

Campelo Costa (foto), grande homenageado do evento, teve grande ligação com Sobral, tendo participado de projetos como os da Biblioteca Municipal, Margem Esquerda (primeiro projeto dele em Sobral), Parque Evangelina Saboya, Alto do Cristo, Museu Madi e Ecoa. 

Além disso, contribuiu também com a gestão pública do município quando esteve como secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; secretário de Cultura e Turismo; e como coordenador geral da Unidade de Gerenciamento de Projetos Especiais da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente.

A programação acontece em diversos lugares de Sobral, proporcionando aos participantes um passeio pela história do Sítio Histórico. 

Mais informações no perfil do IAB no Instagram @‌iab_ce, assim como nas redes sociais das secretarias municipais envolvidas: Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (@falaseumasobral ) e Agência Municipal do Meio Ambiente (@falaamasobral ).

O evento é uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil com apoio da Prefeitura de Sobral e instituições educacionais da região.

Por Tadeu Nogueira