segunda-feira, 26 de junho de 2023

O DE SEMPRE: HILUX LEVANDO 12 TURISTAS DE JERI TOMBA EM DUNA DE CAMOCIM

Segundo especificações fornecidas pela Toyota, uma caminhonete Hilux tem espaço para transportar até 5 pessoas. 

Em Jericoacoara, mais de 100 delas fazem passeios levando até 12 passageiros cada. 

O argumento do limite de 5 pessoas quase sempre é rebatido com a informação de que esses carros são "adaptados'. 

Pois adaptado ou não, os acidentes são comuns. E contra isso não há argumentos. 

Com o peso quase que triplicado, o risco já começa na saída. 

Nesse sábado (24) uma desses veículos (foto), de Jeri, com 12 turistas que estavam hospedados também em Jericoacoara, tombou em uma duna da praia vizinha de Guriú, já em Camocim, praia essa que é vendida muitas vezes como se fosse uma extensão de Jeri. 

Quando não há acidente, o passeio, por muitas vezes, é divulgado como sendo em Jeri, mas tendo algo errado, imediatamente é dito que foi em Camocim. 

Por outro lado, sem fiscalização adequada sobre a quantidade de passageiros a partir de Jeri e com dunas livres para passeios, Camocim sai no prejuízo de todas as formas. Vale lembrar que não é permitido trafegar nas dunas que pertecem ao Parque Nacional de Jericoacoara. Por isso esses passeios são feitos em Camocim. 

No ano passado, duas turistas de Mato Grosso, hospedadas em Jeri, morreram praticamente no mesmo local. O "guia", também de Jeri, que conduzia o carro delas tinha 15 anos. 

Dessa vez, felizmente, não houve vítimas fatais. Os turistas feridos são de SC e CE. Enquanto você está lendo essa matéria, mais uma camionete está fazendo o mesmo passeios, com até 12 pessoas, sem fiscalização alguma, ou seja, o risco é diário. E nada muda!

Por Tadeu Nogueira