segunda-feira, 26 de junho de 2023

PARTICIPANTE DOS FESTIVAIS DE CAMOCIM, CANTOR CHICO PIO MORRE AOS 70 ANOS

Cantor e compositor piauiense de Parnaíba, radicado no Ceará, Francisco Pio Napoleão, o Chico Pio, faleceu na manhã desta segunda-feira, 26. 

O artista tinha 70 anos e havia sido internado em uma unidade de saúde para tratar de um quadro de falência hepática. 

Chico Pio deixou grandes contribuições para a música cearense e brasileira. O compositor tem parcerias com artistas como Fausto Nilo, Fagner, Belchior e já teve a canção “Forrobodó” gravada por Zé Ramalho.

Ele também foi relevante no movimento musical Massafeira Livre, ocorrido entre 1978 e 1980 no Ceará e contemplando manifestações artísticas como cinema, literatura e artes plásticas. 


Lá vou eu: Chico foi presença constante de 4 edições do Festival de Música de Camocim (1989/91/92/99). Em duas ocasiões ele ficou em segundo lugar, com a música "Nau" e em terceiro com "Forró da minha Serra". 

Tive a oportunidade, cobrindo os festivais com uma câmera VHS, de gravar em vídeo as apresentações de Chico Pio. Além da voz, Chico tinha como virtude sua capacidade de interagir com a plateia com seu permanente sorriso. Nos bastidores, era uma "figuraça". Suas canjas pós-apresentações, na beira-mar, eram as mais esperadas. 

Não era o mesmo clima o festival de Camocim sem Chico Pio. Nossas mais sinceras condolências aos familiares e amigos. 

Que ele esteja na luz! 

Por Tadeu Nogueira