O deputado Sérgio Aguiar (PSB) celebrou, no primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quinta-feira (23/10), o crescimento de 75% da produção de castanha de caju em um ano no Ceará.
Segundo o parlamentar, o Ceará conta com 8 entre 10 cidades com maior produção da semente. Conforme ele, o município de Bela Cruz é o maior produtor, com 13,6 mil toneladas em 2024, avaliadas em R$ 61,5 milhões.
“Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última semana. Beberibe e Alto Santo também estão entre os maiores produtores de castanha de caju”, celebrou.
Sérgio Aguiar frisou que a liderança do Ceará na produção da castanha de caju vem desde 1988. Conforme o deputado, a semente tem a capacidade de se reproduzir em diversas condições climáticas e territoriais.
“O domínio cearense sobre a semente é documentado desde o início da série história da Produção Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1988. A cultura da castanha é resistente no litoral cearense, com capacidade de se reproduzir em diferentes condições, segundo a Ematerce”, salientou.
O deputado informou ainda que a produção da semente alcançou 102 mil toneladas em 2024. Segundo ele, o número representa 64% de toda a safra nacional.
“O montante produzido pelos municípios cearenses é o maior desde 2012. Em comparação com o ano anterior, ano em que a safra foi de 63 mil toneladas, houve crescimento de 61%”, pontuou.
Por Tadeu Nogueira (com ALECE)
.jpg)