sábado, 21 de fevereiro de 2026

CERTIDÃO DO TRE DESMENTE RILDO SOBRE AUSÊNCIA DE PROCESSO EM FORTALEZA

O advogado Rildo Gouveia, candidato a vereador de Barroquinha não eleito em 2026, publicou vídeo nas redes sociais dentro do aeroporto de Fortaleza, afirmando que o blog Camocim Online teria divulgado “fake news” ao noticiar a derrota da coligação liderada por Romeu no TRE-CE cujo resultado foi 7 a 0. 

Segundo Rildo, “não existe mais processo em Fortaleza no TRE”, restando apenas processo em Brasília.

A informação, porém, é desmentida por documentos oficiais do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Conforme Certidão de Julgamento no Recurso Eleitoral na AIJE nº 0600176-80.2024.6.06.0108, o caso foi julgado em sessão eletrônica cuja decisão foi publicada em 13 de fevereiro de 2026.

Documentos oficiais do TRE mencionam ainda a decisão unânime: “ACORDAM os Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, por unanimidade, em conhecer e negar provimento aos embargos de declaração opostos, a fim de manter o acórdão embargado.”

A certidão foi assinada pelo Coordenador de Sessões e Jurisprudência do TRE-CE, Alanilson Carvalho Maia, em Fortaleza. E o extrato da Ata da Sessão consta que foi presidida pela desembargadora eleitoral Maria Iraneide Moura Silva, com relatoria do desembargador eleitoral Antônio Edilberto Oliveira Lima, contando ainda com a atuação do Procurador Regional Eleitoral Dr. Celso Costa Lima Verde Leal e secretaria de Orleanes Cavalcanti.

A documentação revela desconhecimento sobre os fatos por parte de Rildo Gouveia, talvez por ele não ser no processo e não atuar como advogado de nenhuma das partes envolvidas, não constando sequer seu nome no cadastro do processo.

Assim, a afirmação de que “não existe mais processo em Fortaleza” não encontra respaldo nos registros oficiais do próprio Tribunal.

Por Tadeu Nogueira