terça-feira, 23 de junho de 2026

SENAC ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS NO RESTAURANTE-ESCOLA DE VIÇOSA

Estão abertas as inscrições para as primeiras turmas no Restaurante-Escola Senac em Viçosa do Ceará.

Em julho, vai ser realizado o curso de Qualidade nos Serviços de Garçom e, em agosto, o de Drinques e Coquetéis.

Também estão sendo ofertadas as oficinas “Drinques a base de cachaça: Cachaça, Mel e Sabores da Ibiapaba” e “Tapiocas: tradição e criatividade”, ambas em julho. 

As inscrições podem ser feitas on-line.

Serviço

Oficinas e curso no Restaurante-Escola Senac Viçosa do Ceará
Endereço: Rua José Siqueira, 998 – Viçosa do Ceará – Serra da Ibiapaba (CE)

Curso – Qualidade nos Serviços de Garçom (16h/a) – PSG
Data: De 01 a 07/07
Horário: Das 13h às 16h30

Oficina – Drinques à base de cachaça: Cachaça, Mel e Sabores da Ibiapaba
Data: 06/07
Horário: Das 18h às 21h
Valor: R$ 40,00

Oficina – Tapioca: Tradição, Sabor e Criatividade
Data: 20/07
Horário: Das 13h às 16h30
Valor: R$ 40,00

Curso – Drinques e Coquetéis (20h/a)
Data: De 03 a 11/08
Horário: Das 13h às 16h30
Valor: R$ 461,00 (10x no cartão de crédito)

Mais informações e inscrições: https://cursos.ce.senac.br/

Por Tadeu Nogueira

VÍCIO EM APOSTAS ONLINE DISPARA EM CAMOCIM; SAIBA COMO TRATAR

O crescimento do mercado de apostas online, as chamadas bets, já vem afetando diretamente o orçamento essencial das famílias brasileiras em 2026.

Setores como vestuário, alimentação e educação já registram quedas devido ao redirecionamento de renda para as plataformas, entre elas a do tigrinho, umas das mais conhecidas.

O impacto é sentido em gastos básicos. Cerca de 23% dos apostadores deixaram de comprar roupas e 19% reduziram despesas em supermercados. Famílias estão sacrificando a alimentação para manter o hábito de apostar.

As apostas já são o principal fator de endividamento familiar no país, superando o peso das taxas de juros e do crédito, o que vem criando um ciclo de inadimplência que já afeta quase 30% da população.

O Brasil se tornou o quinto maior mercado global do setor. Essa expansão é especialmente forte nas classes C, D e E.

Em Camocim, por exemplo, esse vício, também conhecido como ludopatia, disparou principalmente nesses dias de Copa do Mundo. Na cidade há pessoas que já perderam emprego, moto, carro, casa, dignidade, saúde mental e até a própria família.

Até o momento, infelizmente, no âmbito local, não há um enfrentamento à altura do risco, por parte das instituições, contra os malefícios causados por essa praga que vem destruindo vidas.

Se você sofre desse vício e busca tratamento, saiba que ele existe e é gratuito:

O primeiro passo é acessar o aplicativo Meu SUS Digital (ou a versão web), fazer login com a conta gov.br e selecionar, na aba “Miniapps”, a opção relacionada a problemas com jogos de apostas.

O usuário responde a um autoteste validado no Brasil, com perguntas baseadas em evidências científicas para identificar sinais de risco.

Se o resultado indicar risco moderado ou elevado, o encaminhamento ao teleatendimento é automático.

Em casos considerados de menor risco, o aplicativo orienta a buscar atendimento presencial na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que inclui Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Mais de 574 mil pessoas recorreram à autoexclusão de sites de apostas, enquanto quase 300 mil usuários abandonaram as plataformas devido à compulsão. 

Além disso, o serviço de teleatendimento gratuito do SUS para tratamento de dependência em apostas registrou quase 7 mil usuários cadastrados em seus primeiros meses de funcionamento. 

Por Tadeu Nogueira

JUSTIÇA OBRIGA BET A DEVOLVER R$ 180 MIL A HOMEM COM LUDOPATIA

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que a SevenX Gaming S.A., operadora da plataforma Bullsbet, devolva R$ 180.963,12 a um policial militar diagnosticado com ludopatia, transtorno caracterizado pelo vício em jogos de azar.

Os desembargadores também condenaram a empresa ao pagamento de R$ 4 mil por danos morais.

A decisão foi tomada em ação movida pelo policial Regis de Morais Hofmann Lopes dos Reis, que também é diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Segundo os autos, ele desenvolveu compulsão por apostas online e acumulou dívidas que ultrapassaram R$ 375 mil.

O tribunal entendeu que as apostas realizadas pelo autor são nulas, conforme prevê a Lei 14.790/2023, que regulamenta o mercado de apostas esportivas e proíbe a participação de pessoas diagnosticadas com ludopatia.

Dívidas e tentativas de bloqueio

De acordo com o processo, o policial começou a receber publicidade da plataforma em 2024 e intensificou as apostas nos meses seguintes. A Bullsbet atua principalmente com jogos de cassino online, incluindo modalidades como o chamado "Jogo do Tigrinho".

"Em janeiro de 2025, gastou R$ 180.963,12 em apostas, o que agravou seu endividamento e o levou a contrair diversos empréstimos que superam R$ 375.000,00, além de comprometer financeiramente seu pai, que vendeu um imóvel para auxiliá-lo."

Antes de recorrer à Justiça, o policial procurou a plataforma para pedir o bloqueio definitivo da conta e do CPF, alegando que as promoções enviadas pela empresa o incentivavam a continuar apostando. O pedido, porém, não foi atendido de forma imediata.

Falha da empresa

Ao analisar o caso, o relator, desembargador Roberto Freitas Filho, concluiu que a empresa falhou ao não providenciar rapidamente o bloqueio solicitado pelo consumidor.

Por Tadeu Nogueira 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

CÂNCER EM JOVENS: POR QUE OS CASOS ESTÃO CRESCENDO?

Por Bruno Bucis, da Agência Einstein*  

Os índices de câncer em pessoas jovens sobem a cada ano, e essa guinada tem colocado em xeque o fator de risco “idade” quando se pensa na prevenção da doença. 

Embora a literatura científica ainda indique que a maioria dos tumores é mais incidente na população acima dos 50 anos, essa fronteira temporal parece estar se desmanchando. 

O aumento de casos antes da quinta década de vida já é notado no Brasil. O Painel Oncologia BR, ferramenta do Ministério da Saúde, mostra um crescimento expressivo de diagnósticos em adultos, especialmente naqueles entre 40 e 50 anos.

De 2013 a 2025, o número de pacientes oncológicos triplicou no país, segundo a plataforma. 

Na população de 40 a 44 anos, os casos saltaram de 10.171 para 33.412 nesse período. Na faixa etária de 45 a 49 anos, o crescimento também foi significativo: de 15.213 para 39.906 casos em pouco mais de uma década. 

Para especialistas, esses números mostram uma mudança epidemiológica que não pode ser atribuída apenas ao crescimento populacional ou à melhora nos sistemas de diagnóstico. 

Fatores de risco ligados ao estilo de vida pesam diretamente nessa realidade. 

Dieta pobre em fibras, com baixo consumo de frutas e verduras, e o aumento de pessoas com diabetes tipo 2 também têm sido associados ao disparo nos casos de câncer de intestino. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 13% dos casos de câncer no Brasil estão relacionados ao excesso de peso. Um estudo publicado na Cancer Epidemiology por pesquisadores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) em 2024 indica que dietas com alto teor de ultraprocessados aumentam em até 25% o risco de tumores digestivos.

A análise também revela uma mudança no perfil do câncer de mama no Brasil: a proporção de casos em mulheres com menos de 40 anos passou de 8% em 2009 para 22% em 2020, outra doença que acomete cada vez mais jovens.

Veja matéria completa na Revista Veja (https://goo.su/f0ULV)

CONDOMÍNIO MARIA DE LOURDES

  

Localizado à Rua 24 de maio, 2798, em Camocim, a um quarteirão da Beira-Mar, o moderno Condomínio Maria de Lourdes oferece casas de 2 e 3 quartos, praça, playground e garagem para 2 carros. 

A moradia, no formato de aluguel, possui total segurança, com cerca elétrica, câmeras e vigilância 24 horas. 

Mais informações: 

Corretor de Imóveis Edu Albuquerque (Creci 11203F)
(88) 9 9625-7571 (whatsapp) ou pelo direct de @edu.corretor

Veja mais fotos AQUI 

domingo, 21 de junho de 2026

FALANDO DE KITSESURF (PARTE 2)


A segurança no kitesurf começa antes de entrar na água.

Domine a auto-recuperação, respeite a distância mínima de 50 metros para banhistas, evite ventos terral (offshore) sem apoio, e faça sempre um check-list minucioso do seu equipamento, especialmente a ejeção rápida (quick release).

Nessa segunda parte sobre o esporte que vem dominando e sendo um diferencial no turismo e economia do litoral cearense, ouvimos novamente o instrutor Leonardo Fernandes, da escola Kitesurf Camocim, na Praia do Farol, em Camocim, dessa vez sobre dicas de segurança.

Por Tadeu Nogueira

sábado, 20 de junho de 2026

À SOMBRA DO VELHO TAMBOR

Por Avelar Santos* 

Depois de um oceano de saudade, de distância sem fim, de tempestades de solidão, que enrugaram para sempre minha alma, eis que o destino me sorriu, velho amigo, trazendo-me de volta para o conforto da tua sombra inigualável, na paz absoluta deste solo bendito em que tuas raízes estão fincadas eternamente.

Nada me perguntes, por enquanto, por favor, nobre companheiro. Nada precisas dizer também. Sei o que tu sentes, por eu estar aqui, assim como sabes da minha alegria desmedida por desfrutar uma vez mais da magia desse reencontro.

Ah! Amigo Tambor! Se eu falasse das minhas dores, tristezas, por tudo que passei, nas veredas da existência, isto certamente só traria desgosto a ti.

Prefiro recordar, junto contigo, dos momentos felizes que desfrutamos, nos tempos idos da mocidade, que, ingrata, não volta jamais, dos meus sonhos, tantos, que te confidenciei, naquelas manhãs tão cheias de luz, e dos conselhos sábios que me destes, explicando-me pacientemente, com desvelo de pai, com voz pausada, olhando-me mesmo nos olhos, como deveria agir, nas mais diversas situações, no futuro, mas que, teimosamente, não sei por que abstive-me de seguir

E o que dizer do fervor de teu incentivo, cada vez que procurava refúgio, sob a segurança de tua ramagem, que, infelizmente, por negligência, deixei cair, em solo pedregoso, nos caminhos perdidos do meu coração, impedindo, de forma melancólica, que a flor da esperança desabrochasse na sua magnitude.

Senhor Deus dos desgraçados! Como é bom estar de novo em IPUARANA, percorrendo os seus claustros sagrados, sentindo um turbilhão de emoções, ao reviver momentos insuperáveis que marcaram indelevelmente minha breve passagem, por ali, ouvindo, extasiado de felicidade, o doce canto do passado que ainda ecoa em mim.

Lembras, meu camarada, quando certa feita, recostado no teu tronco, estava eu às voltas em memorizar um trecho do "Pequeno Príncipe", que me caberia dizer na peça que levaria a cabo, com outros colegas, naquela noite, no salão de apresentações, sob a batuta magistral de Frei João Pinto, quando fui interrompido, na minha fala, quase conclusa, por um dilúvio repentino, típico daquela época de invernia, nos alcantis da Borborema, que talvez até Noé se visse em apuros?

No fragor do ribombar dos trovões, reclusos na caravana infinda de nuvens dos anos, que não cessam de correr, quantas vezes enxugastes meu pranto sofrido, acolhestes-me em teus braços, ofertastes a mim palavras de conforto, que se derramavam no meu espírito como bálsamo precioso de Palmira, pensando minhas feridas da alma, abertas como as chagas do Divino Mestre, para quem quisesse ver, de modo tão franciscano, puro, como somente tu serias capaz de fazê-lo.

Nos conhecemos há milênios, estimado Tambor. De longe, agora na velhice, sinto uma enorme falta de ti. De tudo que vivi. Que vivemos.

Peço-te perdão por desapontá-lo nas tuas profecias sobre mim. Desperdicei meus talentos ao vento. Confesso-te, bem baixinho, envergonhado por tão grande culpa, que não me esforcei o suficiente para concretizá-las. Uma pena!

No entanto, uma lição de teus ensinamento mil jamais esqueci. Aquela que nos diz que cada coisa tem o seu tempo certo debaixo do céu, que nos remete à sabedoria do Eclesiastes, que devemos ser fortes, perseverantes, mesmo nas adversidades, porquanto o Criador sabe infinitamente do barro de que é feito cada uma de suas criaturas.

A cada renovo das tuas folhas, no eterno milagre da continuação da vida, ficava a certeza que nada é imutável, que as dores passam, levando as tristezas no caudal do rio da existência, que segue seu curso, sereno, apesar das pedras no seu leito, passando por cima delas, haja vista que muitas vezes se faz necessária a escuridão para se ver o brilho das estrelas na sua plenitude.

Salve, amigo Tambor!

A ti, dileto companheiro de caminhada, minha gratidão pelas vezes que me levantastes do chão, nos dias mais difíceis, pondo-me novamente de pé, com a força hercúlea que tens, espargindo sobre mim bênçãos, acalmando o meu ser.

Rogo a Deus que te dê serenidade para encarar as ventanias que certamente se abaterão sobre ti, estimado amigo, que abalarão teus alicerces, deixando-te exposto à fadiga vegetal, posto que tu és um exemplo de tenacidade a ser seguido por todos aqueles que te conheceram no verdor dos anos.

A ti, velho companheiro, meus mais sinceros respeitos. E gratidão!

Oxalá nas campinas do céu eu possa te rever um dia novamente.

*Professor e Escritor Camocinense 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

RESERVA D'LOURDES: COMPRE E CONCORRA A UMA CASA


Um lugar para construir, investir e realizar seus planos.

O Reserva D’Lourdes reúne localização estratégica, natureza e estrutura para quem busca um loteamento de alto padrão em Camocim.

✔️ Lotes a partir de 154 m²
✔️ Parcelas a partir de R$ 989,84
✔️ Comprou em 2026? Concorra a uma casa*

Entre em contato e saiba mais.

*Consulte regulamento.

Siga @reservadlourdes

ENTRADA DE MACEIÓ RECEBERÁ INTERTRAVADO

A Prefeitura de Camocim realiza, nesta sexta-feira, 19 de junho, às 16h, a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a pavimentação intertravada da entrada duplicada da Vila da Praia do Maceió. 

A obra representa mais um importante investimento em infraestrutura e mobilidade urbana, valorizando uma das áreas mais bonitas e visitadas do município, considerada um dos cartões-postais de Camocim.

O recurso para a execução da obra foi destinado pelo deputado federal Leônidas Cristino, que estará presente na solenidade ao lado da prefeita Betinha Magalhães, deputado estadual Sérgio Aguiar e de lideranças locais, em um momento de confraternização com a população camocinense.

A intervenção deve contribuir para melhorar o acesso, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento da região do Maceió, beneficiando moradores, visitantes e empreendedores locais.

Por Tadeu Nogueira 

SÓ FALTA O MACUMBEIRO

Na semana passada, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (União Brasil), conhecido por suas "tiradas", respondeu sobre o encontro que teve com o pré-candidato ao Governo do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), durante o São João do Município.

Diante de uma visível ciumeira por parte da turma do Abolição, e apesar de antigas desavenças com o tucano, o mandatário alegou que "recebe até macumbeiro".

Nesta quinta-feira (18), Roberto Pessoa recebeu o governador Elmano de Freitas (PT), adversário direto de Ciro, além de sua entourage. 

Portanto...

Por Tadeu Nogueira

CASTELÃO RECEBE ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS NESTE DOMINGO

Mais de 300 carros antigos estarão na exposição na Arena Castelão, neste domingo (21), das 8h às 14h. 

O evento contará também com banda de época, exposição e vendas de miniaturas, espaço para troca de figurinhas da copa e muito mais atrações. 

O acesso ao evento e o estacionamento são gratuitos.

Se você tem um veículo antigo com o ano até 2002, poderá expor seu carro no evento. O restaurante Bossa Nova estará aberto para café da manhã e almoço, no dia.

O evento também contará a partir das 13h30 com uma volta olímpica pelas vias externas da Arena Castelão.

Por Tadeu Nogueira

quinta-feira, 18 de junho de 2026

DELEGACIA DA PF EM SOBRAL TEM DATA DE INAUGURAÇÃO CONFIRMADA

A solenidade de inauguração oficial da Delegacia da Polícia Federal em Sobral será realizada no próximo dia 2 de julho, às 10h. 

A unidade está localizada nas dependências do Centro de Convenções (ao lado do Hemoce), no bairro Junco. 

A instituição já está operando com serviços essenciais ao público desde 1º de junho.

Procedimentos disponíveis: Emissão de passaportes - Protocolos e trâmites administrativos - Entrega e recebimento de documentos gerais. 

Por Tadeu Nogueira 

COPA: COMO TORCER SEM SUSTOS PARA SEU PET

Com a chegada dos jogos da Copa do Mundo, os responsáveis precisam redobrar a atenção com o bem-estar dos animais de estimação.

Festas com barulho intenso e fartura de comidas representam grandes riscos para a saúde física e emocional de cães e gatos.

Para ajudar as famílias a curtirem as partidas sem imprevistos, Mariana Silva, médica-veterinária e consultora técnica da Boehringer Ingelheim, destaca as principais recomendações para proteger os peludos nos dias de jogos.

Como proteger cães e gatos do barulho dos fogos de artifício?

A melhor alternativa é preparar um espaço reservado dentro de casa, mantendo portas e janelas totalmente trancadas para abafar o som externo. 

Deixe no local objetos que o animal já conheça, como brinquedos e caminhas, além de uma peça de roupa sua. Ligar a televisão ou colocar uma música suave ao fundo também ajuda a disfarçar os estampidos dos rojões.

Quais alimentos de festa estão liberados e quais são proibidos?

Se quiser incluir o bicho de estimação nas comemorações, ofereça apenas petiscos específicos para a espécie dele ou opções naturais seguras, como carne cozida sem tempero, cenoura e pedaços de maçã ou pera sem caroço. Fique atento para que ninguém ofereça itens gordurosos, doces, chocolates, uvas, receitas com cebola e alho, ou bebidas alcoólicas, que são altamente tóxicas.

Como identificar se o bicho de estimação está sofrendo com o estresse dos jogos?

Fique atento ao comportamento do seu companheiro de quatro patas durante as transmissões. Os sinais mais comuns de desconforto incluem tremores, respiração muito rápida e ofegante, isolamento, tentativas de fuga, latidos ou miados excessivos e até necessidade de urinar fora do local habitual. Se as reações continuarem intensas após a partida, busque orientação profissional.

Por Tadeu Nogueira (com Cães e Gatos)

terça-feira, 16 de junho de 2026

PARACURU SEDIARÁ SEMINÁRIO NACIONAL DE DANÇA

Entre os dias 13 e 15 de agosto, o município de Paracuru, no litoral oeste do Ceará, será palco de um debate sobre os desafios e transformações do ensino da dança na atualidade. 

O Seminário Nacional de Dança de Paracuru reunirá artistas, professores, pesquisadores e gestores culturais de diferentes regiões do Brasil para refletir sobre temas que envolvem a formação e a prática da dança contemporânea.

Realizado no Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, o encontro propõe uma discussão sobre questões como corpo, tecnologia, diversidade, presença e processos de aprendizagem, buscando compreender como a arte da dança dialoga com as mudanças sociais e culturais do mundo contemporâneo. 

As atividades serão organizadas em torno de cinco eixos temáticos: “Desacelerar como gesto político”, “O corpo como pensamento”, “Tecnologia, poder e corpo”, “Presença, vínculo e política do encontro” e “Corpos diversos, técnicas plurais”.

Mais informações: @escoladedancadeparacuru

Por Tadeu Nogueira (com Jornal O Povo)

JULGAMENTO QUE TAINAH PEDE CASSAÇÃO DE JAIME SAI DA PAUTA

O pedido de cassação formulado pela Coligação de Tainah Marinho, pré-candidata à deputada estadual, que constava na pauta de julgamento do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Ceará (TRE-CE) para a manhã desta terça-feira (16), foi adiado.

A desembargadora Maria Iraneide, presidente do TRE-CE, ao informar os processos que seriam julgados, anunciou, que o pedido de cassação dos mandatos do prefeito Jaime Veras, e da vice Carmem Lúcia, foram retirados de pauta.

A decisão não foi justificada e nem informada a motivação.

O processo segue sem decisão até o momento, aguardando um novo julgamento. 

Derrotada democraticamente nas urnas em 2024 pelo atual prefeito Jaime Veras, Tainah já acumula várias derrotas consecutivas na sua quase obsessão pela prefeitura de Barroquinha, mesmo estando agora em campanha antecipada escancarada por uma vaga na Assembleia Legislativa (ALECE). 

Há quem diga que ela, ao lado do seu esposo, o deputado e presidente da ALECE, Romeu Arruda, não descansará enquanto não conseguir esses dois objetivos: derrubar Jaime e ser eleita deputada. Se depender de dinheiro e poder, não será problema. Isso já está cristalino.

É uma verdadeira operação de guerra, já intitulada, ironicamente, de "não para, não para, não para".  

Por Tadeu Nogueira 

É HOJE: TRE JULGA NOVO PROCESSO DE CASSAÇÃO A PEDIDO DE TAINAH

O prefeito de Barroquinha, Jaime Veras Silva Filho, enfrentará mais uma tentativa de cassação de seu mandato. 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgará, a partir das 9h desta terça-feira (16), o Recurso Eleitoral nº 0600197-56.2024.6.06.0108, movido pela coligação "Barroquinha Meu Amor", de Tainah Marinho, atual esposa do deputado Romeu Aldigueri de Arruda, chefe de oligarquia que controla o município de Granja. 

A movimentação judicial representa mais um capítulo da disputa política que se intensificou após as últimas eleições. 

Romeu conseguiu se consolidar como principal liderança oposicionista após desbancar o ex-prefeito Ademar e articular politicamente para concentrar as pretensões eleitorais em torno da candidatura de Tainah Marinho na sigla do PT, desbancando também outros potenciais candidatos à prefeitura pela oposição em um partido só, o PT.

No julgamento, o caso será relatado pelo desembargador eleitoral Wilker Macedo Lima e faz parte da pauta da sessão de julgamento do TRE-CE marcada para a próxima semana. Os advogados responsáveis pela defesa do prefeito Jaime Veras são Alba Maria Gomes Aguiar e Jorge Umbelino da Silva.

A nova investida judicial ocorre em momento em que Tainah Marinho e Romeu Arruda articulam suas pré-candidaturas no cenário estadual e federal. O julgamento promete movimentar o cenário político local, especialmente com a proximidade das futuras disputas eleitorais estaduais.

Por Tadeu Nogueira 

segunda-feira, 15 de junho de 2026

CLIENTES E COMERCIANTES PREJUDICADOS PELO BB DE CHAVAL


O município de Chaval, localizado na divisa com o estado do Piauí, conta atualmente apenas com uma agência bancária para suprir as demandas de quase 13 mil habitantes.

O problema é que isso está longe de acontecer, segundo denúncias enviadas ao Camocim Online por moradores e comerciantes.

De acordo com tais relatos, a agência do Banco do Brasil, além de manter pouquíssimos funcionários, cuja principal e quase única missão parece ser a de oferecer diversos tipos de empréstimos, os caixas eletrônicos estão quase sempre sem dinheiro, o que força a procura por outras cidades, prejudicando assim a circulação de valores no comércio local.

Confira na Reportagem de Gonzaga Júnior e Tadeu Nogueira.

Por Tadeu Nogueira

CONDOMÍNIO MARIA DE LOURDES

 

Localizado à Rua 24 de maio, 2798, em Camocim, a um quarteirão da Beira-Mar, o moderno Condomínio Maria de Lourdes oferece casas de 2 e 3 quartos, praça, playground e garagem para 2 carros. 

A moradia, no formato de aluguel, possui total segurança, com cerca elétrica, câmeras e vigilância 24 horas. 

Mais informações: 

Corretor de Imóveis Edu Albuquerque (Creci 11203F)
(88) 9 9625-7571 (whatsapp) ou pelo direct de @edu.corretor

Veja mais fotos AQUI 

domingo, 14 de junho de 2026

UM FUSCA DE OUTRO MUNDO

Por Avelar Santos* 

Quando os engenheiros alemães da Volkswagen - a pedido do próprio Führer - projetaram um veículo que fosse  simples, versátil  e econômico, no despertar ruidoso e incerto dos anos 40, incrementando, assim, sobremaneira o esforço de guerra dos germânicos, nenhum deles jamais poderia imaginar - mesmo àqueles mais fanáticos e adeptos incondicionais da pureza da raça ariana e do orgulhoso Reich de mil anos - do sucesso absoluto que aquele carrinho faria no mundo todo.

No Brasil, trazido pelo grande estadista mineiro JK, que sonhou como ninguém o país do futuro, chegou com as primeiras dores do parto da indústria automobilística nacional, e logo logo se tornou uma verdadeira coqueluche verde-amarela contagiando em cheio os embasbacados pacientes das classes A a Z, vendendo como água da fonte no pingo do meio-dia no deserto de Gobi.

Comprei meu primeiro fusca - um velho 77, cor de pitanga, motor 1.300 - há cerca de quatro anos atrás. (Antes do casamento consumado, foram três meses de namoro platônico, com direito a passeios rápidos em itinerários anões que não me proporcionavam o mínimo deleite nem o conhecimento necessário de sua já combalida saúde)

Extremamente zeloso, deixei-o pouco a pouco morrer de inanição. Também pudera! Preocupava-me única e exclusivamente em colocar o combustível - às vezes nem isso - e, a cada década, a passo de tartaruga, trocar o óleo do cárter. 

Assim, com todo esse zelo e cuidado de amante de primeira viagem, comecei a fazer a perigosa - e cansativa - cabotagem semanal por todas as oficinas da cidade, cujos mecânicos, dissimuladamente, no início, e, ostensivamente depois, benziam-se ao me ver chegar com o meu vermelhinho - mais conhecido por aqui que arroz de terceira - sabendo eles que viria pepino grosso para descascarem.              

Não! Não os culpo por essa atitude tão hostil e pouco educada que fere de morte o código civilizado de boas maneiras. Afinal, eles é que sofriam de verdade - em dose dupla, cavalar mesmo em descobrir em tempo recorde qual era a manha do carro naquele dia.  

Assim, sol a sol, fui esgrimindo - feito mosqueteiro de Luis XIV - minha paciência com os donos das oficinas locais em combates mortais de tédio, a anos-luz de distância do glamour impecável e característico de um duelo da época dos nobres medievais. 

O meu naufrágio inicial deu-se nas costas da África Setentrional - oficina do Raimundinho - onde, inadvertidamente, quase sucumbi. 

Foi lá que fizemos o célebre milagre da transformação da cachaça em vinho: o carro entrou todo quengado e saiu que foi uma lindeza, reluzindo e derramando ouro por onde passava. Gastei tanto com esse remendo improvável que certamente compraria outro pé de borracha de igual quilate e ainda sobraria troco suficiente para uma pequena farra no Timoneiro ou quiçá lá para as bandas do exótico, ecológico e sossegado Bar das Quengas.

Depois vieram naufrágios outros - e intermitentes - nas costas da África Meridional, Piau, Central, Bené-Josal... e outras quantas que não sei - e nem quero saber o nome.

Mas não pensem vocês que tudo são dissabores! Não! Vivi uma intensa lua-de-mel com o meu fusca e  sou eternamente grato a ele pelos bons momentos que - juntos - passamos. 

Desbravamos incólumes novos lugares, conhecemos pessoas interessantes, estreitamos velhos laços de amizade, percorremos, felizes, afrodisíacos caminhos virgens e, embevecidos - e sempre em ótima companhia - fomos testemunhas oculares do nascer e do pôr-do-sol de belos dias, além de contemplarmos o caminhar incessante da lua e das estrelas, em noites perfumadas memoráveis...

Por onde andamos, deixamos um rastro de saudade - ou um sentimento de alívio quando partimos. Abençoaram-nos e amaldiçoaram-nos vezes infinitas. O que fazer? É a vida!

Aos diletos amigos - e são tantos que não dá para citá-los todos - que me ajudaram gentilmente a sair do prego em diversas ocasiões, e nas horas mais impróprias, empurrando resignada e alegremente o fusquinha Camocim abaixo e acima, sem se importarem com os apupos e impropérios terríveis proferidos pela plebe rude, o meu imorredouro apreço.

Tranquilizem-se! O carro está com os cascos afiadíssimos e em ponto de bala! Tão cedo - queira Deus - vocês não vão precisar suar a camisa: acabo de trocar o motor por um outro - tão velho quanto o antigo, mas que ainda funciona a contento - e espero honestamente passar pelo menos algumas semanas desfrutando do prazer de dirigir ser dar vexame no meio da rua, atrapalhando o tráfego e irritando - com razão - os pacatos e educados moradores de nossa belíssima urbe. 

Como seria boa - e oportuna - esta breve pausa para meditação, sem ter que atravessar o horripilante - e velho conhecido - corredor fantasmagórico polonês dos atropelos diários de carburador sujo, tanque de gasolina furado, bateria arreada, câmbio emperrado, burrinho de freio cansado, embreagem com distrofia muscular, platinado, bobina e velas imprestáveis...

Arre égua! Eita lasqueira da moléstia!

Se isto acontecer,  tenho uma estranha premonição que sentirei saudades! Por mais absurdo e esquizofrênico que isto possa parecer, perdoem-me, mas já estou tão acostumado com este desmantelo todo do meu fusca que no dia em que ele não apresenta problema algum, ponho as barbas de molho, fico preocupado, sorumbático mesmo, de olho na ressaca futura que certamente será de amargar.

E aí, salve-se quem puder!

*Professor e Escritor Camocinense 

AP FRIOS FESTEJARÁ 11 ANOS COM OFERTAS IMPERDÍVEIS

O Supermercado AP Frios está preparando um dia inteiro de ofertas imperdíveis para o dia 17 de junho, data em que a empresa comemora 11 anos de atendimento diferenciado, preços imbatíveis e respeito aos clientes. 

Entre 7h e 21h, haverá degustação de produtos e novidades que só na AP Frios é possível encontrar. 

A AP Frios fica localizada à Rua 24 de Maio, em frente à Americanas, no centro comercial de Camocim.

Delivery 88 99402-1763 (whatsapp)

Siga @ap_frios_oficial