terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A IMPORTÂNCIA DO PARA-RAIOS

O Ceará teve contabilizados 2.479 raios, de sábado, 21, até a ultima segunda-feira, 23, segundo dados da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Em 2015, já foram registradas 14.184 descargas em todo o Ceará (de 1º de janeiro 23 de fevereiro).  Quixeré lidera como o município com a maior incidência de raios no Ceará (538). Em seguida, estão Granja (485) e Canindé (444). Ano Passado, Granja foi a cidade cearense com o maior número de raios: 9.530 descargas. No total, foram contabilizados 153.470 descargas no Ceará, em 2014. 
Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre diretamente da nuvem para o solo, ou vice-versa, produzindo diversos tipos de radiação eletromagnética, além de ondas sonoras, que são conhecidas como trovões. Sua energia é variável, podendo atingir milhões de volts, dezenas a centenas de milhares de ampéres e milhões de hertz. O ar ao seu redor pode atingir 30.000ºC, tudo isso em média acontece em torno de 50 micro segundos. Um para-raios tem como objetivo encaminhar a energia do raio, o mais seguro e rapidamente possível, através de condutores elétricos, desde o ponto que ele atinge a edificação ou uma torre apropriada, até o aterramento. 
Protegendo aquele espaço, numa circunferência, aproximadamente, o dobro da altura em que o mesmo está montado. E, ao contrário do que o nome dele sugere, ele não para o raio, não atrai raios e nem evita que o raio caia. Sua função é proteger o patrimônio, as edificações e as pessoas que estão dentro deste espaço protegido, uma vez que o fenômeno busca, mesmo que aleatoriamente, o ponto mais alto do terreno ou região a ser atingida.
Essa notícia é um oferecimento da Nortelux. Adquira seu para-raios na Nortelux. Visite AQUI o site da loja.  
Postado por Tadeu Nogueira às 15:00h
Com informações adicionais do Jornal O Povo