quarta-feira, 22 de abril de 2015

8 MIL POLICIAIS E BOMBEIROS DEVEM SER BENEFICIADOS COM LEI NO CE

A espera de nove anos pela ascensão profissional deve chegar ao fim ainda este ano para policiais militares e bombeiros. Amanhã, às 10 horas, o governador Camilo Santana apresenta a nova lei de promoções da categoria na Assembleia Legislativa. De acordo com o Jornal O Povo, o projeto deve garantir novos cargos a cerca de oito mil servidores já na primeira aplicação, prevista para setembro. 
A proposta de Camilo cria diretrizes para que praças e oficiais possam subir na carreira de acordo com o tempo de serviço. A votação deve ser concluída em até duas semanas.
Com a nova lei, voltam à folha três cargos extintos em 1999: 3º e 2º sargentos e 2º tenente. 
Atualmente, as promoções dependem do número de vagas. Texto provisório da nova lei prevê que ascensão respeitará o tempo de serviço do militar: 60% do efetivo será promovido ao cumprir o tempo devido e o restante sobe nos dois anos subsequentes. Além disso, os postos de “coronel” passarão de 20 para 24 no Estado. 
Outra novidade do texto é a possibilidade de oficiais, que tenham a partir de 30 anos de serviço, poderem pedir promoção antes de sair para reserva (aposentadoria).Dessa forma, mais vagas seriam abertas e servidores antigos não seriam prejudicados pelos anos em que não foram promovidos. Servidores que estejam há muito tempo esperando para subir de cargo deverá conquistar posto equivalente ao tempo de serviço, pulando posições. 
As promoções devem marcar, de modo positivo, a gestão de Segurança Pública de Camilo Santana. No governo anterior, houve insatisfação e greve da categoria.
Postado por Tadeu Nogueira às 08:29h
Com informações do Jornal O Povo