quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

SAÚDE EM EQUILÍBRIO: CUIDANDO DA SAÚDE EM TEMPOS DE FOLIA

Sim, é possível curtir intensamente o carnaval sem comprometer a saúde. Para isso é importante estarmos atentos a alguns cuidados básicos com a alimentação, a pele e as doenças sexualmente transmissíveis. Assim, O Blog Camocim Online e a Clínica Equilibre Saúde alertam sobre os cuidados indispensáveis para os dias de folia que se aproximam.
Para começar, recomendamos uma alimentação leve, com intervalos de 3 horas, para assim mantermos a energia e repormos as vitaminas e sais minerais, já que estes são eliminados com mais facilidade junto ao álcool que está no organismo da maioria dos foliões. Frutas e sanduíches, por exemplo, ajudam a dar energia e manter o corpo preparado.
Mantenha o corpo sempre hidratado. O ideal é consumir, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia, podendo variar dependendo do organismo de cada pessoa. Sucos, chás, isotônicos, vitaminas e frutas naturais também podem entrar na contagem, mas dê preferência à água pura. Capriche na água de coco! Isso ajuda seu corpo e evita muitos problemas como o mal- estar, tonturas, desmaios ou mesmo a famosa ressaca. Lembre-se que o corpo perde líquido com a ingestão de bebidas alcoólicas.
O protetor solar é outro item necessário para os foliões durante a festa. Sol em excesso causa inúmeros problemas como desidratação e queimaduras. Por isso, é bom evitar exposição aos raios solares nos horários de maior incidência, de 10h às 16h. Recomenda-se a aplicação do protetor ainda em casa e a reaplicação ao longo do dia, a cada 2 horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada. Óculos de sol, bonés e chapéus também são muito bem-vindos.
Outro fator importante é o horário de descanso. Apesar de querermos aproveitar todos os dias de festa, é importante que existam horários de repouso. Se você não consegue dormir de 7 a 8 horas por dia, evite o cansaço excessivo e a irritação tentando fazer pequenas pausas durante o dia, tirando aquele cochilo após o almoço, por exemplo.  
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST's) são assunto recorrente durante essa época do ano, e não é para menos. São doenças causadas por vírus, bactérias e outros micróbios e provocam, na maioria das vezes, feridas, bolhas, verrugas e corrimentos.
A medida mais indicada para evitar a transmissão da maioria das DST's é o uso de camisinha nas relações sexuais. O Ministério da Saúde distribui nas festas de rua e também em postos de saúde de todo o país, preservativos masculinos e femininos. 
Com essas dicas simples, seus dias de festas irão acontecer da melhor maneira possível, sem descuidar da sua saúde e bem-estar. Aproveite!
E para maiores esclarecimentos, marque já sua consulta nutricional na Clínica Equilibre Saúde, na rua 24 de maio, N° 916, Centro, Camocim: (88) 9 9776-9284 (celular / whatsapp).
Dra. Girlene da Costa Vasconcelos (Nutricionista)

Nenhum comentário: