quarta-feira, 15 de maio de 2019

AVARIADO E SEM COMUNICAÇÃO, SALMO XII SERÁ REBOCADO ATÉ BRAGANÇA

Por volta da 00:00h desta quarta-feira (15), um navio da Marinha do Brasil chegou na posição da Salmo XII, embarcação à deriva que estava desaparecida desde o dia 2 de maio deste ano. Os 7 tripulantes, sendo 5 de Camocim e 2 de Itarema, foram hidratados e examinados por um médico. Todos passam bem. 
A Salmo XII foi encontrada ontem à tarde, pelo barco "Maria Tatiane", a cerca de 100 milhas náuticas (aproximadamente 185 km) da costa de Bragança (PA). 
Ela será rebocada ainda hoje até o Porto de Bragança. O barco está com avarias no motor e sem comunicação. Por não contar com um rastreador GPS, as buscas foram seriamente dificultadas. 
Além disso, a Salmo XII, que pesca atum, não poderia ter ultrapassado o limite de 20 milhas. Ela chegou a 530 milhas, de acordo com a última comunicação feita antes da pane do rádio, em 24 de abril.  
A operação de busca e salvamento, que teve à frente a Capitania dos Portos de Belém, local de inscrição da Salmo XII, contou com o suporte da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, de onde a embarcação partiu no dia 14 de abril. . 
Um inquérito, aberto pela Capitania dos Portos de Belém, pretende apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do ocorrido. visando apurar as responsabilidades. 
Postado por Tadeu Nogueira às 09:32h